O melhor pedaço da Maçã.

Usuários pedem que Robinhood seja removido da App Store após polêmica em Wall Street

A Apple e o Google caíram de paraquedas no olho do furacão
rblfmr / Shutterstock.com
GameStop

Se você esteve na internet nos últimos dias, provavelmente ouviu falar sobre o short squeeze, uma operação nascida no Reddit pensada para aumentar o valor das ações de empresas em dificuldade, como a GameStop, e tirar algum dinheiro de bilionários especuladores de Wall Street.

Publicidade

Para quem não está acompanhando a história, aqui vai uma breve recapitulação em termos básicos: usuários do fórum r/WallStreetBets, no Reddit, organizaram-se para comprar ações de empresas em decadência, como a GameStop, a AMC, a Blockbuster e a BlackBerry.

A ideia era “dar uma força” para essas empresas, que tinham a simpatia dos usuários, e principalmente causar um abalo na prática de short selling, muito comum entre os bilionários do mercado financeiro. Basicamente, o que esses investidores fazem é apostar contra empresas decadentes: eles “pegam emprestado” uma certa quantidade de ações que eles acreditam que perderão valor ao longo do tempo; essas ações são vendidas pelo preço do dia e, tempos depois, compradas de volta por um preço menor (já que, como previsto, elas caíram), devolvendo-as aos seus donos e ficando com o lucro dessa venda/recompra.

O movimento dos usuários do Reddit, entretanto, fez o inverso: as ações da GameStop e das demais empresas visadas subiram, e, com isso, alguns investidores de Wall Street perderam bilhões, já que foram obrigados a recomprar as ações por um preço muito maior do que tinham vendido. Não cabe aqui discutir os efeitos a longo prazo desse fenômeno nem fazer um juízo de valor, mas basicamente o que tivemos foi uma vitória — ainda que temporária — de um Davi contra vários Golias.

Publicidade

O problema é que, como se poderia imaginar, os grandes investidores de Wall Street não gostaram nada de perder bilhões por conta de um movimento coordenado num fórum de internet — e passaram a fazer pressão para que serviços e aplicativos de compra e venda de ações coibissem essas práticas coordenadas. É aí que entra o Robinhood.

Robinhood na corda bamba

O Robinhood é um aplicativo/serviço de compra e venda de ações para pessoas físicas (não disponível no Brasil) que apela para a simplicidade: basta se cadastrar e usufruir de um ambiente moderno, fácil de usar, onde você pode fazer suas aventuras no mercado financeiro. Até por isso, ele foi um dos serviços mais utilizados pelos usuários do Reddit para adquirir ações da GameStop e das outras empresas.


Ícone do app Robinhood: Investing for All
Robinhood: Investing for All de Robinhood Markets, Inc.
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2024.16.0 (411.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
🇺🇸 Indisponível na App Store brasileira!
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Robinhood: Investing for AllScreenshot do app Robinhood: Investing for AllScreenshot do app Robinhood: Investing for AllScreenshot do app Robinhood: Investing for AllScreenshot do app Robinhood: Investing for AllScreenshot do app Robinhood: Investing for AllScreenshot do app Robinhood: Investing for AllScreenshot do app Robinhood: Investing for AllScreenshot do app Robinhood: Investing for All

Com a reação dos figurões do mercado financeiro, entretanto, os responsáveis pelo Robinhood decidiram restringir transações relacionadas a essas empresas focadas pelo Reddit, bem como aumentar os requerimentos de margem para algumas operações (ou seja, restringir a compra e venda de ações apenas a usuários mais ricos).

Publicidade

O serviço voltou atrás parcialmente e tentou justificar a decisão numa publicação em seu blog oficial, mas era tarde demais: a onda de comentários negativos choveu sobre o Robinhood, acusando a plataforma de subserviência aos investidores bilionários (uma grande ironia, inclusive, considerando o nome do app). A coisa foi tão feia que gerou críticas de figuras de todos os pontos do espectro político dos Estados Unidos, desde a congressista Alexandria Ocasio-Cortez até o senador Ted Cruz.

Com a chuva de críticas, vieram também a chuva de reviews negativos para o app Robinhood na App Store e no Google Play. O desgosto dos usuários, então, estendeu-se à Apple e ao Google quando perceberam que as empresas estavam apagando os reviews de uma estrela publicados por usuários — uma prática relativamente comum para evitar casos de review bombing, mas que, neste caso específico, soou como uma forma de proteger o Robinhood das críticas negativas e como um posicionamento das gigantes ao lado dos bilionários de Wall Street e não dos usuários.

Thread: o Robinhood está agora bloqueando todos os reviews negativos na App Store. Essa é uma violação direta do Consumer Review Fairness Act, de 2016. Isso só pode terminar de três formas.
1) O app Robinhood imediatamente reabre todas as operações de mercado e uma investigação de manipulação se inicia.
2) Todas as pessoas envolvidas na clara manipulação de mercado pelo Robinhood, prejudicando investidores individuais, são presas e condenadas.
3) Balas.
Plata o Plomo, Robinhood. Você decide.

E é exatamente neste ponto que nos encontramos: o Robinhood continua com restrições para a compra de determinadas ações, Apple e Google continuam removendo reviews de uma estrela das suas lojas de aplicativos e usuários estão fazendo petições para que o aplicativo seja removido das plataformas digitais.

Publicidade

Uma delas, no Change.org, já tem mais de 31 mil assinaturas e pede que a Apple remova o aplicativo da sua loja por “manipular o mercado” — o que, segundo os proponentes, seria uma violação das regras da App Store, que proíbe aplicativos os quias favoreçam o planejamento e a realização de “atividades ilegais, fraudulentas ou de manipulação”.

As atitudes do Robinhood fizeram, inclusive, com que outros apps de compra e venda de ações, como o Webull e o eTrade, saltassem nas paradas da App Store. Nem a Apple nem o Google se pronunciaram sobre o tema, mas uma coisa é certa: essa história ainda vai dar muito pano pra manga — e nós, claro, acompanharemos tudo.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tecnologia da Xiaomi promete carregar smartphones à distância

Próx. Post

MacMagazine no Ar #409: Apple Watch medindo glicose, iMac com Face ID, antirrastreamento no próximo iOS e mais!

Posts Relacionados