Junto à primeira geração do iPad Pro, lançada em 2015, a Apple aproveitou a ocasião para lançar uma nova tecnologia chamada Smart Connector. Mas o que é exatamente esse conector? Explicarei a seguir.
O Smart Connector, segundo a própria Apple, é uma porta com conexão magnética de três pinos que possibilita transferir dados e energia, eliminando a necessidade de emparelhamentos, fios ou carregamento.
Lançado primeiramente no iPad Pro, com o tempo ele foi se expandindo para os demais tablets (iPad e iPad Air) e fica localizado na lateral ou na parte traseira dos tablets, dependendo do modelo.
Eis os tablets que contam com o conector:
- iPad Pro (todos os tamanhos e gerações)
- iPad Air (terceira geração ou mais recente)
- iPad (sétima geração ou recente)
Nos últimos anos, já cansamos de noticiar por aqui os rumores de uma possível expansão do conector para iPhones — a última dava conta que veríamos ele no iPhone 12 Pro Max mas, como sabemos, o rumor acabou não se concretizando.
O primeiro acessório lançado com essa tecnologia foi o Smart Keyboard, que possibilita o emparelhamento e o uso do teclado sem a necessidade de conexão Bluetooth ou algum tipo de recarga no acessório.

Com o tempo, outros foram sendo lançados pela Maçã, como o Smart Keyboard Folio e, mais recentemente, o Magic Keyboard.
Porém, fato é que a tecnologia o nunca decolou entre as fabricantes de acessórios. Inclusive, já falamos por aqui há um tempo os prováveis motivos para isso. De forma resumida, podemos “culpar” o alto custo dos componentes e o tempo de espera para o recebimento dessas peças.
Com o tempo, porém, a coisa vem melhorando, mas ainda está longe de ser um sucesso — até porque, tudo ainda está muito limitado ao mundo de cases/teclados.
Entre as fabricantes de acessórios, a que mais vem lançando acessórios com Smart Connector é a Logitech — que, além de capas com teclados, também comercializa uma base muito bacana que recarrega o iPad.
Eu não sei vocês, mas eu fico com a sensação de que essa tecnologia está sendo muito mal-aproveitada pela Apple… 😕
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.