O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Miniatura funcional do PowerMac G3

Engenheiro cria versão “mini” do Power Mac G3 completamente funcional

Com direito a emulação do Mac OS 9 e tudo

De tempos em tempos, trazemos para cá peripécias de engenharia que transformam dispositivos antigos ou recriam versões de aparelhos de tempos passados. Poucas delas são tão legais quanto o feito publicado recentemente no canal Action Retro, entretanto.

Publicidade

O engenheiro responsável pelo canal recebeu de um seguidor uma versão em miniatura da carcaça do Power Mac G3, vendido pela Apple entre 1997 e 1999. Tratava-se apenas de um modelo, mas o engenheiro resolveu ir um passo (ou melhor, vários passos) além e transformar o objeto numa versão “real”, funcional, do lendário computador.

Para tal, foi colocado um Raspberry Pi dentro da carcaça do minicomputador e algumas adaptações de engenharia foram feitas para tornar o botão de força do computador funcional. A ventoinha empregada pelo engenheiro emite uma luz azul, o que torna todo o conjunto ainda mais legal no escuro.

Em termos de software, o engenheiro instalou um emulador do Mac OS 9 no sistema operacional do Raspberry Pi (que, por sua vez, é baseado no Linux) e conseguiu trabalhar o sistema de forma que, ao ligar o computador, ele já inicia diretamente no emulador — com direito ao velho e bom som de inicialização do Mac. E tudo funciona com a devida competência, caso você ignore as limitações do minúsculo monitor.

Nesse link, vocês podem obter a imagem de disco do cartão SD utilizado pelo engenheiro para criar seu “Power Mac G3 mini”. Muito legal, não?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito de "iPhone 12s Pro"

Conceito: "iPhone 12s Pro" tem notch menor, Touch ID na tela e nada de porta Lightning

Próximo Artigo
Hidden Through Time

Promoções na App Store: Hidden Through Time, Kode QR, Holdr e mais!

Posts Relacionados