De tempos em tempos, trazemos para cá peripécias de engenharia que transformam dispositivos antigos ou recriam versões de aparelhos de tempos passados. Poucas delas são tão legais quanto o feito publicado recentemente no canal Action Retro, entretanto.
O engenheiro responsável pelo canal recebeu de um seguidor uma versão em miniatura da carcaça do Power Mac G3, vendido pela Apple entre 1997 e 1999. Tratava-se apenas de um modelo, mas o engenheiro resolveu ir um passo (ou melhor, vários passos) além e transformar o objeto numa versão “real”, funcional, do lendário computador.
Para tal, foi colocado um Raspberry Pi dentro da carcaça do minicomputador e algumas adaptações de engenharia foram feitas para tornar o botão de força do computador funcional. A ventoinha empregada pelo engenheiro emite uma luz azul, o que torna todo o conjunto ainda mais legal no escuro.
Em termos de software, o engenheiro instalou um emulador do Mac OS 9 no sistema operacional do Raspberry Pi (que, por sua vez, é baseado no Linux) e conseguiu trabalhar o sistema de forma que, ao ligar o computador, ele já inicia diretamente no emulador — com direito ao velho e bom som de inicialização do Mac. E tudo funciona com a devida competência, caso você ignore as limitações do minúsculo monitor.
Nesse link, vocês podem obter a imagem de disco do cartão SD utilizado pelo engenheiro para criar seu “Power Mac G3 mini”. Muito legal, não?