O melhor pedaço da Maçã.

iOS 14.5 usará Apple Watch para desbloquear iPhone se a pessoa estiver de máscara [atualizado 2x]

E mais: 5G Dual SIM global, AirPlay para o Apple Fitness+…
CNET
Apple Watch e iPhone

A primeira versão beta do iOS 14.5 já está entre nós, e com ela uma boa leva de novidades para o sistema operacional móvel da Maçã — incluindo, pela primeira vez, uma aguardada solução para o dilema do Face ID de máscara (mas apenas para uma parcela dos usuários).

Publicidade

Vamos dar uma olhada em tudo?

Desbloqueio via Watch

O Apple Watch já é capaz de desbloquear o seu Mac há bastante tempo, mas agora a Maçã levará uma funcionalidade parecida ao iPhone — justamente para solucionar o problema dos usuários que não conseguem utilizar o Face ID enquanto usam máscaras.

A partir do iOS 14.5 (e do watchOS 7.4), os usuários poderão ativar o recurso, que funciona da maneira que se esperaria: caso o sistema detecte que você está utilizando uma máscara e detecte um Apple Watch desbloqueado no seu pulso, o iPhone será desbloqueado automaticamente. O relógio emitirá uma leve vibração para que você saiba que o smartphone foi desbloqueado por seu intermédio.

Vale notar que, de acordo com Rene Ritchie, o desbloqueio vale apenas para o iPhone, e não para o Apple Pay — isto é, o Watch não pode ser utilizado para liberar uma compra do Apple Pay pelo iPhone. Faz sentido: afinal de contas, se você está com o relógio no pulso, pode simplesmente utilizá-lo para fazer seus pagamentos.

Publicidade

Por outro lado, sabemos que o Apple Pay tem outros usos que não compras em terminais físicos — você pode usar a plataforma em apps e sites dentro do iPhone, por exemplo. Nesses casos, pelo visto, você ainda precisará usar o Face ID “comum”, tirando a máscara, para autenticar as operações.

5G no modo Dual SIM

Até o momento, não era possível utilizar redes 5G nos iPhones 12 quando os aparelhos estivessem em modo Dual SIM. A partir do iOS 14.5, essa limitação finalmente ficará para trás: como notou Rene Ritchie, a primeira beta do sistema já permite que você ative o 5G mesmo com os dois SIMs (o físico e o digital) ativos.

Apple Fitness+ com AirPlay 2

Enquanto isso, uma das limitações mais esquisitas do Apple Fitness+ foi finalmente corrigida: enfim, usuários da plataforma de exercícios guiados da Apple poderão transmitir os vídeos para dispositivos compatíveis com o AirPlay 2, como smart TVs e set-top boxes.

Com isso, os assinantes do serviço não mais ficarão limitados às telas dos próprios dispositivos da Maçã (iPhone ou iPad) ou à Apple TV para realizar seus exercícios. Vale notar, entretanto, que utilizando o AirPlay você verá apenas o vídeo de exercício na tela — as métricas só poderão ser acompanhadas no Apple Watch.

Publicidade

Antes tarde do que nunca, não é mesmo?

Suporte a controles

Após meses de espera e algumas pistas aqui e acolá, a Apple adicionou também suporte aos joysticks dos mais novos consoles da Microsoft e da Sony: tanto o controle do Xbox Series S/X quanto o DualSense, do PlayStation 5, já estão funcionando normalmente na primeira beta do iOS 14.5.

Controle DualSense do PS5
Controle DualSense do PlayStation 5

Apesar dos testes ainda não terem sido realizados, é de se esperar que o tvOS 14.5 receba a mesma novidade, para que os gamers possam utilizar os controles também na Apple TV. Vamos aguardar.

“Apple Card Family”?

Saindo do território dos recursos confirmados e entrando no mundo das especulações, o 9to5Mac descobriu códigos no iOS 14.5 que indicam um novo recurso familiar para o Apple Card, o cartão de crédito da Maçã (atualmente disponível apenas nos EUA).

Apple Card

Chamado internamente de “Madison”, o recurso aparentemente permitirá adicionar o Apple Card ao Compartilhamento Familiar do iCloud. Com isso, a pessoa dona do cartão poderia convidar dependentes para utilizá-lo, estabelecendo limites de gasto para cada um, checando as compras realizadas e recebendo alertas de uso; os dependentes precisam ter mais de 13 anos de idade e todos eles têm acesso aos recursos do Apple Card, como o cashback e o acesso ao extrato.


Por ora, estas são as novidades encontradas nas novas betas liberadas hoje pela Apple. Nós, claro, ficaremos de olho para quaisquer outras descobertas. Fiquem ligados! 😉

Atualização 01/02/2021 às 19:17

E já temos mais novidades! Vamos dar uma olhada?

Lembretes

Como notou Federico Viticci (do MacStories), agora finalmente é possível ordenar seus lembretes da forma que você preferir: prazo, data de criação, prioridade, título ou personalizado. Também é possível imprimi-los diretamente do app.

Digitar para a Siri

Outra novidade percebida por Viticci é que a interface do Digitar para a Siri (em que você escreve, em vez de falar, os comandos para a assistente) também tornou-se compacta: o campo de texto aparece pequeno, acima do teclado, e não esconde o plano de fundo.

Podcasts

O aplicativo recebeu alguns ajustes visuais.

Apple News

A plataforma de notícias da Maçã (ainda indisponível no Brasil) também recebeu um tapa no visual, com abas específicas para o Apple News+ e para a busca.

Watch

O aplicativo Watch, no iPhone, tem uma nova mensagem para indicar que o seu relógio está devidamente atualizado e com todas as correções de bugs e segurança atualmente disponíveis.

Alertas de Emergência

Uma nova opção dentro em Ajustes » Notificações » Alertas de Emergência permite que você desligue o som dessas notificações. Ao desativar a opção “Sempre Avisar” (“Always Deliver”), os alertas continuarão sendo exibidos, mas não emitirão nenhum som quando o iPhone estiver em modo silencioso.

Tela de carregamento do iPad

Boot horizontal no iPad
📷 MacRumors

No iPadOS 14.5, ao ligar o tablet no modo paisagem, ele exibirá a tela de carregamento também nessa orientação.

Busca de Emojis

Busca de emojis no iPadOS 14.5
📷 MacRumors

Ainda no iPadOS, agora é possível buscar emojis no sistema dos tablets — o recurso já tinha chegado ao iPhone no iOS 14 original, mas só agora está disponível no iPad.


Belo update, hein! 👏🏼

via MacRumors

Atualização II, por Rafael Fischmann 02/02/2021 às 07:32

Mais duas novidades descobertas. 😉

A interface do Apple Maps foi atualizada com novas interações/animações bacanas nos guias embutidos no app:

Além disso, conforme noticiou o MacRumors, no iOS 14.5 a Apple levará para o Reino Unido e a Irlanda o recurso que informa se choverá na próxima hora, dentro do app Tempo (Weather).

Isso tem toda a cara de ser fruto da recente aquisição do Dark Sky.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 14.5, iPadOS 14.5, watchOS 7.4 e tvOS 14.5: Apple libera primeiras betas

Próx. Post

iPhone 12 Pro Max vence Galaxy S21 Ultra em testes de queda

Posts Relacionados