Se você já usou o Shazam, sabe quão mágica é a maneira como ele funciona. Bastam alguns segundos para que o app identifique a música que está tocando no ambiente. Não faz muito tempo, inclusive, que a Apple comprou o aplicativo, como noticiamos por aqui na época.
Você nem precisava mais ter o app instalado para identificar músicas por conta da integração que a Apple fez com a Siri (basta perguntar para a assistente “Que música é essa?” ou algo assim). Todavia, com a chegada do iOS/iPadOS 14.2, a Apple facilitou ainda mais o processo; na verdade o tornou mais rápido.
A partir dessa versão, usuários podem ativar o reconhecimento de músicas diretamente pela Central de Controle, sem nem mesmo precisar ter o app instalado.
Para adicionar o controle do Shazam à Central de Controle, vá em Ajustes » Central de Controle e adicione “Reconhecimento de Música” tocando no botão de “+” à esquerda.
Note que não é necessário baixar o Shazam em seu dispositivo para usar essa função. Caso tenha o app instalado, porém, o processo de adicionar a música à sua biblioteca pode ser mais rápido.
Quando quiser identificar uma música, abra a Central de Controle e toque no botão com o símbolo do Shazam (um círculo com um “S” estilizado no meio). Em iPhones com Face ID e iPads rodando o iPadOS, ela pode ser aberta deslizando o dedo do canto superior direito da tela para baixo; em iPhones com Touch ID, deslize o dedo de baixo para cima em qualquer tela.
Uma notificação mostrará o nome da música e do cantor. Para ouvi-la no Apple Music, puxe a notificação para baixo e toque em “Ouvir no Apple Music”.
Caso queira saber mais informações sobre a canção, basta tocar na notificação em si. Se estiver com o app do Shazam instalado, ele será aberto; caso não tenha, uma página será aberta no navegador com as mesmas informações.
Bacana, não? 🎵