O melhor pedaço da Maçã.

Instagram agora permite restaurar postagens apagadas recentemente

Uma novidade e três rumores para a ubíqua rede social

Estão com saudades de coisas novas no Instagram? Pois nada temam: já temos uma novidade concreta e pistas de três novos recursos que poderão chegar à rede num futuro próximo — agora, se você vai curti-los ou não, bom, essa já é uma história completamente diferente.

Publicidade

Vamos lá.

Lixeira

A novidade concreta do dia é uma forma de resgatar suas postagens — do feed, do Reels ou do IGTV — apagadas recentemente. O Instagram guardará as fotos e os vídeos que você apagou por 30 dias e, durante este período, será possível restaurar as postagens aos seus lugares originais. Após os 30 dias, o conteúdo será definitivamente apagado e não poderá mais ser recuperado.

Restaurando postagens apagadas recentemente no Instagram

A recuperação também vale para os Stories, mas de forma diferente: caso você apague um Story antes de ele completar seu ciclo de 24 horas, será possível recuperá-lo por um dia na pasta “Apagados Recentemente”. Depois disso, eles também serão definitivamente apagados.

Publicidade

A pasta de itens apagados recentemente poderá ser acessada nos Ajustes do Instagram, dentro da seção “Conta”, e a novidade já está sendo disponibilizada para todos os usuários — uma dádiva não apenas para os indecisos, mas também para todas as pessoas que sofrem com invasores e querem restaurar suas postagens. Legal, não?

Menos feed nos Stories

Já faz muito tempo desde que o Instagram passou a permitir que você publicasse postagens do feed (suas próprias ou de outros usuários) nos seus Stories. O problema é que, como quase tudo que há no mundo, o recurso é muitas vezes utilizado de forma exagerada, como forma de atrair seguidores e curtidas às postagens — isso quando não temos aquela prática enervante de cobrir a foto com algum emoji e dizer “Foto nova no feed!!!“.

Se você está no time que não aguenta mais ver esse tipo de postagem, pode ser que o Instagram esteja pensando em algo justamente para você: de acordo com o insider Matt Navarra, a rede está testando uma nova regra que desativaria a publicação de postagens do feed nos Stories.

Testando uma mudança no compartilhamento nos Stories.
Nós ouvimos da nossa comunidade que vocês querem ver menos postagens do feed nos Stories. Durante esse teste, você não poderá adicionar uma publicação do feed no seu Story.

Como diz o próprio aviso, a coisa toda ainda está em fase de testes (e, presumivelmente, aparecendo apenas para uma pequena parcela de usuários) — caso as reações sejam negativas, é certo que o Instagram cancelará a tentativa e tudo voltará ao normal para todos. Ainda assim, bom saber que a rede está ouvindo as impressões dos usuários para deixar o ambiente mais legal de se navegar.

Perguntas frequentes

Outro recurso ainda em testes avistado por Navarra é a possibilidade de usuários configurarem perguntas frequentes, que serão exibidas sempre que alguém tentar iniciar uma conversa com você pelo Direct.

O usuário pode adicionar até quatro perguntas frequentes que serão exibidas na sua tela do Direct; a pessoa do outro lado poderá tocar em qualquer uma dessas perguntas para iniciar uma conversa. Não há nenhuma indicação se o recurso, caso efetivado, será aberto para todos ou exclusivo para usuários verificados e/ou com um número mínimo de seguidores.

Stories na vertical?

Por fim, o leaker Alessandro Paluzzi avistou uma última mudança em testes: a exibição de Stories em ordem vertical. Isto é, em vez de tocar/arrastar o dedo de um lado para o outro para conferir as postagens efêmeras dos seus amigos, você deslizaria para cima e para baixo para navegar entre as fotos e vídeos.

A mudança certamente faria com que os Stories do Instagram se parecessem ainda mais com a febre do momento, o TikTok, mas ao mesmo tempo representaria uma mudança profunda em relação ao hábito que os usuários já têm de navegar pelas postagens (no caso de usuários mais adictos, estamos falando de uma verdadeira memória muscular). Também não há informações se a novidade seria opcional ou representaria uma mudança global, para todos os usuários.

Publicidade

Acompanhemos.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 327.1.0 (278.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via B9, Tecnoblog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft Edge está agora otimizado para Macs M1

Próx. Post

“iPhones 13” poderão ter câmera ultra-angular (bem) melhor, dizem analistas

Posts Relacionados