Acharam que seria só o iOS/iPadOS 14.5 a receber novidades na nova leva de versões beta da Apple? Pois acharam errado: o macOS Big Sur 11.3, cuja primeira versão beta foi liberada hoje mais cedo, também traz algumas novidades legais para os usuários.
Vamos dar uma olhada?
Safari
O “filé” das novidades do macOS Big Sur 11.3 está no navegador. Para início de conversa, agora é possível reordenar ao seu gosto as seções da página de início do Safari — você pode, portanto, escolher quais seções (Preferidos, Sites Mais Visitados, Lista de Leitura, Relatório de Privacidade, etc.) aparecerão primeiro, de acordo com o seu uso.

Para aprofundar essa personalização, a Apple disponibilizou também novos tipos de extensões para terceiros, permitindo que desenvolvedores integrem seus sites e apps à página inicial do Safari — o que abre espaço, por exemplo, para que clientes RSS externos integrem-se à Lista de Leitura.
Além disso, uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. de reconhecimento de fala permitirá que sites reconheçam sua voz e a transformem em texto.
Apps do iOS/iPadOS
Para donos de Macs com chip M1, a experiência de uso dos apps para iOS/iPadOS (que, como vocês sabem, têm suporte nativo nos novos chips) está melhor: você pode abrir os aplicativos para iPad em janelas maiores e uma nova tela de preferências permite que você configure atalhos de teclado para tarefas que normalmente seriam realizadas com gestos e comandos multitoque.
Suporte a controles

Seguindo os passos do iOS/iPadOS 14.5 e do tvOS 14.5, o macOS 11.3 também adiciona suporte aos joysticks do Xbox Series S/X e ao controle DualSense, do PlayStation 5.
Lembretes
Assim como no iOS/iPadOS 14.5, usuários do macOS 11.3 também poderão ordenar seus lembretes como bem entenderem — por data de criação, prazo, prioridade, ordem alfabética ou de modo personalizado. Também é possível imprimir seus lembretes diretamente pelo app.
Música
O aplicativo ganhou uma nova seção, “Feito para Você”, que pode ser acessada na barra lateral e inclui playlists personalizadas da Apple, baseadas nos seus gostos e hábitos musicais. Nessa tela, você poderá também acessar suas playlists anuais de músicas mais ouvidas.
Além disso, a tela “Ouvindo Agora” poderá exibir eventos futuros de acordo com suas preferências musicais.
Apple News
Em novidades que não dizem muito respeito a nós, lusófonos (já que o Apple News está disponível apenas em alguns países de língua inglesa), o aplicativo News ganhou novidades semelhantes às do iOS/iPadOS, como uma aba específica para o serviço de assinatura News+.
Outras novidades
O 9to5Mac encontrou referências nos códigos nessa primeira macOS 11.3 de um novo menu de configurações o qual mostrará detalhes sobre a garantia do Mac — bem parecido como já acontece em iPhones e iPads.
Eles também afirmaram que a API do App Tracking Transparency estará disponível na futura versão do sistema operacional de Macs.
Por ora, é isso — mas nada impede que, conforme as explorações continuem, mais novidades continuem surgindo para o macOS Big Sur 11.3. Ficaremos de olho e, qualquer coisa, atualizaremos este artigo.
via MacStories
Atualização, por Rafael Fischmann 03/02/2021 às 07:24
E surgiram mais algumas coisas, é claro.
Par estéreo de HomePods
Finalmente, depois de muuuita espera, o macOS 11.3 passará a enxergar nativamente e possibilitar o envio de áudio para um par estéreo de HomePods.

Essa demorou, hein Apple? 😒
Tela de Suporte
Essa novidade da qual comentamos acima ainda não está visível para todos na primeira beta do macOS 11.3, mas o 9to5Mac conseguiu ativá-la para ver como a coisa está ficando.

Por meio dessa nova aba da janela “Sobre Este Mac”, usuários poderão conferir detalhes da garantia original do seu Mac e também de um possível plano AppleCare contratado.
Referências internas em códigos também dão a entender que o app Suporte da Apple será futuramente lançado para o macOS, mais uma boa novidade.
Atualização II, por Eduardo Marques 03/02/2021 às 15:45
Como falamos acima, apps para iPads rodando em Macs com chip M1 poderão ter suas janelas redimencionadas. E o 9to5Mac mostrou como ficará isso, na prática:
Abaixo, você confere também a nova janela de configurações de atalhos de teclado para tarefas que normalmente seriam realizadas com gestos/toques:

Legal, né?
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.