A novela envolvendo o aplicativo YouTube em Apple TVs de terceira geração (aquela descontinuada pela Maçã em 2016) está chegando ao fim, mas não exatamente com um final feliz.
Em abril de 2020, usuários enfrentaram um problema com o aplicativo — problema esse que fez muitos acreditarem que seria o fim do YouTube na antiga set-top box; pouco tempo depois, porém, tudo foi resolvido. Em outubro passado, mais um problema envolvendo a visualização de vídeos no app. Pois, agora, parece que é mesmo para valer.
Conforme podemos ver no tweet de Niels O’Man, a partir de março (ou seja, mês que vem) o aplicativo do YouTube não funcionará mais em Apple TVs de terceira geração.
O aviso informa que usuários podem continuar assistindo a vídeos nas Apple TVs mais recentes (HD e 4K) ou usando a tecnologia AirPlay para enviar o conteúdo do aparelho para a televisão (com a própria Apple TV de terceira geração fazendo essa ponte).
De quem é a culpa? Difícil dizer. Essa antiga Apple TV não roda o tvOS e, por tanto, não tem uma plataforma “aberta” na qual o Google pode atualizar seu aplicativo de forma independente, a hora e da forma que quiser.
Por outro lado, se até hoje as empresas conseguiram deixar tudo funcionando, é porque elas de alguma forma conversam e oferecem, sim, suporte a ele — vide os problemas no passado que foram resolvidos. Ainda assim, quatro anos (desde a descontinuação do aparelho) é uma vida no mundo tecnológico (o que inclui, é claro, codecs de vídeo e tudo mais necessário para fazer as coisas funcionarem).
O fato é que ainda há alternativa sem a necessidade de você precisar trocar de Apple TV (usando o AirPlay), então, dos males o menor.
Preço parcelado: em até 12x de R$191,58
Lançamento: setembro de 2017 (5ª geração)
Preço parcelado: em até 12x de R$166,58
Capacidade: 32GB
Lançamento: setembro de 2015 (4ª geração)
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão por cada venda concluída por meio dos links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via 9to5Mac