O melhor pedaço da Maçã.

Chips da linha “M4” terão foco em IA e poderão chegar já em 2024

Chip "M4"

A família de chips M3 não está nem mesmo completa ainda (afinal, falta o “M3 Ultra”) e os preparativos para a próxima geração do Apple Silicon já estariam em andamento, segundo informações do jornalista Mark Gurman (da Bloomberg).

Publicidade

De acordo com ele, a linha de processadores “M4” virá em pelo menos três variações principais — e a Apple pretende atualizar todos os modelos de Mac com ele — ao contrário de casos específicos em que certos modelos não foram atualizados com determinados chips, como o iMac (que não teve uma versão equipada com o M2).

Os novos chips também farão parte de um esforço mais amplo da empresa para integrar recursos de inteligência artificial em todos os seus produtos.

Versões do “M4”

Ainda de acordo com as informações, a próxima linha de chips possuirá uma versão básica (conhecida internamente como Donan), outra intermediária (denominada Brava) e uma topo-de-linha (com o codinome Hidra).

Publicidade

Enquanto a primeira (Donan) chegará ao iMac, ao MacBook Pro de entrada, aos MacBooks Air e à versão básica do Mac mini, os chips da segunda versão (Brava) rodarão nas versões mais caras dos MacBooks Pro e do Mac mini.

Para o Mac Studio, a Apple está testando versões com um chip da família M3 (ainda inédito) e uma variação do processador Brava. Já o Mac Pro deverá receber o chip Hidra.

Memória

Gurman também disse que, como parte dos avanços da próxima geração de chips, a Apple está considerando permitir que seus desktops mais avançados (leia-se: Mac Studio e Mac Pro) suportem até 500GB de memória unificada.

Publicidade

Atualmente, o Mac Studio e o Mac Pro chegam a até 192GB — capacidade muito menor do que o Mac Pro que usava um processador da Intel, que podia chegar a até 1,5TB de RAM.

Cronograma

Segundo o jornalista, a Apple pretende lançar novos Macs equipados com a sua próxima geração de chips já no final deste ano — implementação que poderá se estender ao longo de 2025.

Isso significa um cronograma de atualização mais rápido para o iMac e os MacBooks Pro, já que ambas as linhas foram atualizadas em outubro passado. O Mac mini foi atualizado pela última vez em janeiro de 2023.

Em 2025, a Apple planeja então lançar atualizações para os MacBooks Air de 13 e 15 polegadas na primavera (do hemisfério norte), o Mac Studio em meados do ano e o Mac Pro no final do ano.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

DJI anuncia drone Avata 2 com gravação 4K HDR e manobras em 180º

Próx. Post

Nova smart lock da Yale deixa você reaproveitar sua fechadura existente

Posts Relacionados