O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Convetic Digital News
Apple ProRAW

O que é o Apple ProRAW?

Uma das grandes novidades dos iPhones 12 Pro e 12 Pro Max foi a inclusão de um novo formato de fotos para eles. Estou me referindo ao Apple ProRAW.

Publicidade

Com ele, usuários tem o poder de editar as fotos “cruas” posteriormente, podendo ainda contar com os avançados algoritmos da Apple para deixar a imagem ainda melhor. Por aqui, explicaremos o que é um arquivo RAW e como a Apple o aperfeiçoou para seus iPhones com o ProRAW.

Vale comentar que nós já fizemos um vídeo completo sobre o novo recurso — então, se você gosta/prefere esse formato, fique à vontade para dar play logo abaixo. 😊

O que é RAW?

Uma foto em formato RAW é uma espécie de foto “crua”, ou seja, ela carrega uma grande quantidade de informações do cenário onde a foto foi tirada, sem nenhum tipo de compressão ou alteração por parte do processamento da câmera (seja profissional ou de um smartphone). É o que os fotógrafos chamam de “negativo digital”.

Diferentemente de uma versão JPG, por exemplo, na qual tudo é comprimido para que o arquivo fique o menor possível, a foto em RAW carrega consigo todas as informações da captura para facilitar as coisas na hora da edição. A ideia é permitir que você faça ajustes como balanço de branco, exposição, contraste, cores e tudo mais, sem perder qualidade.

Publicidade

Não existe uma convenção a respeito sobre a “extensão oficial” do formato. A Nikon, por exemplo, usa as extensões NEF e NRW; a Canon usa a CRW e a CR2.

Muitas delas, porém, usam o formato DNG (Digital Negative, ou Negativo Digital), criado pela Adobe. A Apple trabalhou diretamente com ela para implementar novas especificações a esse formato — com isso, as imagens geradas em ProRAW poderão ser abertas em apps compatíveis com o formato da Adobe.

O que é o Apple ProRAW?

O Apple ProRAW leva o RAW a um novo patamar, combinando a versatilidade e quantidade de informações da imagem RAW com o processamento de imagem computacional do iPhone — algoritmos criados pela Apple que ajudam a melhorar ainda mais a qualidade da foto capturada, como o HDR Inteligente (Smart HDR), o Modo Noite e o Deep Fusion. Essas informações são colocadas numa camada adicional junto ao formato RAW, para que você trabalhe com ela da forma que melhor lhe convir.

Antes, você só conseguira capturar imagens RAW usando um aplicativo de terceiros e não tinha acesso a todos esses ótimos recursos que a Apple oferece; agora, no app Câmera (nativo do iPhone), você pode juntar o útil ao agradável.

É importante ressaltar que o tamanho dos arquivos em ProRAW é bem maior que os capturados em JPEG ou HEIC, por exemplo. Segundo a Apple, elas são de 10 a 12 vezes maiores, com cerca de 25MB (cada foto).

Ativando o Apple ProRAW

Antes de mais nada, você precisa necessariamente ter um iPhone 12 Pro ou 12 Pro Max rodando o iOS 14.3 ou superior para usar o Apple ProRAW. Tendo isso em mente, vá em Ajustes » Câmera » Formatos e ative Apple ProRAW na seção “Captura de Foto”.

Ao entrar no app Câmera, você pode ativar/desativar a função tocando no símbolo de RAW, localizado no canto superior direito. É importante lembrar que o Apple ProRAW, além de só estar disponível nos novos modelos topos-de-linha da Apple, funciona apenas no modo Foto — ele não está disponível no Modo Retrato ou em vídeos, por exemplo. Mas você pode usá-lo inclusive com a câmera frontal, em selfies.

Para quem deseja se aprofundar ainda mais no assunto, o fotógrafo Austin Mann (famoso por dissecar todas as funções das câmeras sempre que um iPhone novo é lançado) publicou um review sobre como o Apple ProRAW pode ser um “divisor de águas” — com alguns exemplos de imagens bem impressionantes.

Já o Halide, um dos apps de câmera de terceiros mais famosos para iPhone, publicou em seu blog um artigo extenso explicando com detalhes o RAW e o Apple ProRAW — vale a leitura! 😉

·   •   ·

A cada ano, o iPhone vai ganhando mais recursos impressionantes em seu conjunto de câmeras, não é mesmo?!


iPhones 12 Pro (miniatura)
iPhones 12 Pro e 12 Pro Max de Apple Preço à vista: a partir de R$9.899,10
Preço parcelado: em até 12x de R$916,58
Cores: grafite, prateada, dourada e azul-pacífico
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
Lançamento: outubro de 2020

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão por cada venda concluída por meio dos links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Presente

Como dar apps, músicas e livros de presente (iPhone, iPad e Mac)

Próximo Artigo
Câmeras e scanner LiDAR do iPhone 12 Pro

Apple ProRAW: conheça alguns apps compatíveis com o recurso

Posts Relacionados