O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: carro autônomo da Apple não terá espaço para motorista

Apple e Hyundai estariam bem próximas de um acordo
Carro sem motorista da GM/Financial Times
Carro sem motorista da GM

Ainda hoje, comentamos que a Apple poderá investir US$3,6 bilhões na Kia (subsidiária da Hyundai) por conta do “Apple Car”. Pois parece que o negócio deverá sair em breve, mesmo. Isso porque, agora, a CNBC informou que Apple e Hyundai estão muito próximas de finalizarem um acordo.

Publicidade

O negócio, como imaginado, envolverá a produção do carro elétrico/autônomo da Apple na fábrica da Kia em West Point (na Geórgia). O prazo inicial seria mesmo a partir de 2024, como tem circulado.

Fontes familiarizadas com os interesses da Apple em trabalhar com a Hyundai dizem que a Maçã quer construir seu carro nos Estados Unidos, com uma montadora estabelecida e que “permita que ela controle o software e o hardware que entrarão no veículo”.

Em outras palavras, este será um “carro da Apple”, não um modelo Kia com software Apple.

Para a Hyundai, o acordo seria interessante pois o presidente do Hyundai Motor Group, Chung Eui-sun, enxerga no mercado de mobilidade o futuro. E, ao trabalhar com a Apple, ele acredita que irá acelerar o desenvolvimento de seus próprios planos de carros elétricos/autônomos — atualmente, a Hyundai é parceria da Aptiv em uma joint-venture que desenvolve tecnologias para veículos autônomos.

Publicidade

Ainda que “confirme” todas essas notícias que surgiram recentemente, a CNBC também disse que o acordo ainda não está assinado e que a Apple poderá decidir por outro parceiro — abandonado de vez a Hyundai ou somando essa possível outra fabricante ao negócio.

Como comentamos, Mercedes, GM e PSA estariam também conversando com a Apple.

Carro sem motorista?!

Até aí, nada demais pois as notícias são bem parecidas com o que já estávamos acompanhando nas últimas semanas. Mas tem mais: segundo fontes da CNBC, os primeiros carros da Apple estão sendo projetados sem motorista em mente.

Publicidade

Os veículos seriam elétricos/autônomos, projetados para operar sem motorista e com foco no que nos EUA é chamado de last mile, ou seja, aquele último trajeto do deslocamento (distâncias mais curtas). Pensando dessa forma, isso poderia significar que os carros, ao menos inicialmente, seriam focados no mercado empresarial (carros de entregas, robotáxis, entre outras coisas).

Ainda assim (mesmo pensando em algo totalmente voltado 100% ao mercado empresarial (o que seria novidade entre os principais produtos da Apple), um carro totalmente autônomo (sem motorista) em 2024 me parece um pouco ousado de mais, não acham? 🤔

Veremos…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Scan Studio, SceneShot, Note Studio e mais!

Próx. Post

Como adicionar uma conta no Mail [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados