O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Concurso de fotografia da Apple - Modo Noite
Konstantin Chalabov (Moscou, Rússia), usando um iPhone 11 Pro

O que é e como funciona o modo Noite nos iPhones?

Junto ao lançamento dos iPhones 11 e 11 Pro, em 2019, a Apple apresentou um recurso muito esperado pelos usuários até então: o modo Noite (Night mode).

Publicidade

Essa função permite que você capture fotos com boa qualidade e mais detalhes mesmo em ambientes com pouca luz. Antes de aprender como capturar essas imagens, precisamos entender o que é exatamente essa tecnologia.

Antes, um aviso: nós fizemos um vídeo sobre o modo Noite logo que a linha de iPhones 11 foi lançada. Não deixe de conferir e deixar o seu joinha. 😄

O que é o modo Noite?

Basicamente, o modo Noite funciona a partir de algumas tecnologias que, juntas, fazem a coisa funcionar: uma longa exposição do que você vai capturar; um sensor maior da lente grande-angular possibilita mais entrada de luz; um estabilizador óptico nesse sensor ajuda a manter tudo mais… estável; e não podemos esquecer do processador potente, capaz de analisar o cenário e as imagens capturadas para “montar” a cena.

Desativando manualmente o modo Noite no iPhone

Como usar o modo Noite?

O modo Noite é ativado automaticamente quando o sensor detecta que você está num ambiente com pouca luz. Se quiser, você pode desativá-lo tocando no botão amarelo (no topo da tela) e deslizando o dedo sob o controle para a esquerda até aparecer a palavra “Desativado”.

Quando estiver apontando o iPhone para uma cena com pouca luz, um símbolo amarelo aparecerá no canto superior esquerdo com um timer, que pode variar de acordo com a iluminação (ou a falta dela) no ambiente.

Publicidade

Normalmente, esse tempo varia de um a cinco segundos, mas em casos mais desafiadores para o sensor, ele pode ser maior. Se preferir, você pode controlar o tempo de duração da exposição de forma manual, tocando no botão amarelo e deslizando o controle para a direita.

Se você colocar o iPhone num tripé ou deixá-lo parado em cima de alguma coisa, o tempo máximo pode se estender para 30 segundos e até possibilitar astrofotografia. Também fizemos um vídeo sobre isso:

A Apple pede que, durante a captura das fotos no modo Noite, você segure o smartphone firmemente no tempo mostrado na tela, para que o sensor capture a imagem com precisão (aqui entra a estabilização óptica do sensor, que ajuda a diminuir as tremidas).

Nos bastidores, o processador do iPhone então analisa em tempo real as várias imagens capturadas e combina essas informações para entregar uma imagem mais nítida e com melhor balanço de cores.

Selfies

Para tirar uma selfie em modo Noite, abra a Câmera e selecione a câmera frontal pelo botão localizado no canto inferior direito. Depois, toque no botão de captura para tirar a foto. Essa função está disponível apenas para a linha de iPhones 12.

Vídeos no modo Time-lapse

Se quiser gravar um vídeo no modo Time-lapse no modo Noite, abra a Câmera e deslize para a esquerda até encontrar a opção Time-lapse. Para ajustar a exposição, toque na flecha localizada no topo da tela para abrir o controle de exposição.

A Maçã sugere que você use um tripé para obter melhores resultados nos time-lapses. Assim como no caso das selfies, esse modo está disponível apenas para a linha de iPhones 12.

Modo Retrato

Disponível apenas nos iPhones 12 Pro e 12 Pro Max, graças ao scanner LiDAR, as fotos em modo Retrato combinadas ao modo Noite podem ser facilmente capturadas usando tanto a câmera frontal quanto a traseira.

Para isso, selecione a opção Retrato no app Câmera. Caso queira, você pode escolher entre as opções de luzes de retrato, que pode ser uma dessas: luz natural, de estúdio, de contorno, de palco, palco mono ou brilhante mono.

Dependendo do ambiente, pode ser que você precise manter uma certa distância para conseguir capturar o retrato. Basta seguir as indicações do app e fazer a captura.

Live Photos e flash

No caso das Live Photos e do flash, é bom deixar claro que ambos são desativados automaticamente quando o iPhone estiver no modo Noite. É possível ativá-los de maneira manual, mas consequentemente, o modo de fotos noturnas será desativado.

Se mesmo assim quiser ligar o flash, toque no ícone de raio, localizado no canto superior esquerdo. Para as Live Photos, toque no ícone dela que fica no outro canto da tela.

Caso o flash esteja definido como automático, ele será ativado quando você estiver em ambientes com pouca luminosidade. Ele pode ser definido manualmente tocando na seta localizada no topo da tela, depois no ícone do flash e, então, em “Com”.

Compatibilidade

É importante deixar claro que o modo Noite está disponível nestes modelos:

  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max

·   •   ·

Você costuma usar o modo Noite por aí? Compartilhe seus registros com a gente nos comentários! 🌜📸

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple Watch e AirPods Pro

Como tocar músicas automaticamente ao iniciar um exercício no Apple Watch

Próximo Artigo
Mac mini do Developer Transition Kit (DTK)

Desenvolvedores já têm que devolver kit de transição pro Apple Silicon

Posts Relacionados