O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

“Apple Car”: montadoras japonesas também estão no páreo para fabricá-lo

A lista está cada vez maior
Apple Car

Acreditem se quiser, mas a avalanche de rumores sobre o “Apple Car” que caiu sobre nós nas últimas semanas ainda está longe de acabar. Nos últimos tempos, a discussão sobre o famigerado veículo mudou de direção (sem trocadilhos) e passou a tratar, principalmente, de possíveis parcerias que a Maçã faria com montadoras já existentes para fabricar sua criação de quatro (quatro?) rodas.

Publicidade

Rumores sobre GM, PSA e Mercedes-Benz já surgiram, mas até o momento a possibilidade maior recai sobre os ombros da Hyundai — que chegou a dar com a língua nos dentes sobre isso — e sua subsidiária Kia, que poderá até mesmo receber um investimento bilionário da Apple. E adivinhem: parece que a Maçã não vai parar por aí.

De acordo com o Nikkei, a Apple está mantendo conversas com diversas montadoras automotivas, incluindo algumas japonesas, para chegar a um acordo sobre a fabricação do seu veículo elétrico. Isso não significa que as negociações com a Hyundai/Kia estão furadas, e sim que a Maçã está explorando outras possibilidades de acordo — no momento, segundo a reportagem, Cupertino conversa com seis montadoras asiáticas.

Um dos executivos japoneses ouvidos pela matéria confirmou os rumores, sob condição de anonimato: “Eu não sei se o martelo será batido pela montadora coreana. Nós estamos negociando o local onde a Apple montará [o veículo].”

Publicidade

O problema, no momento, é que as montadoras japonesas têm a mesma preocupação manifestada anteriormente pela Hyundai: de que, no modelo de negócios horizontal proposto pela Apple, elas ficariam relegadas a uma mera posição de fabricante que recebe o projeto já pronto — sem colher, portanto, o reconhecimento e os frutos dos avanços tecnológicos.

Segundo o analista da Bloomberg Tatsuo Yoshida, outra questão é que as montadoras japonesas já estão bem ocupadas com suas próprias tarefas (desenvolvimento, fabricação, vendas, serviço ao consumidor) para firmar um contrato tão ambicioso com a Apple. Yoshida citou, entretanto, os casos da Nissan e da Mitsubishi — duas empresas que, segundo ele, “não estão fazendo muita coisa, então poderiam assinar”.

O fato é que, até segunda ordem, o caminho da Kia parece ser o mais provável — até mesmo considerando uma reportagem recente do Wall Street Journal, a qual afirmou que a sul-coreana e a Apple já estão buscando contatos para fortalecer a cadeia de fornecimento do “Apple Car”.

Publicidade

Enfim: parece que as coisas estão caminhando.

via iMore

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Adesivos para o Desafio do Mês do Coração do Apple Watch

Tem um Apple Watch? Participe do Desafio do Mês do Coração!

Próximo Artigo
NAACP Image Awards

Apple TV+ recebe 11 indicações a prêmio de visibilidade negra

Posts Relacionados