Parece que as mudanças recentes de privacidade do WhatsApp, mesmo adiadas, realmente não pegaram bem aos olhos dos consumidores, especialmente no Brasil. Uma pesquisa recente do Panorama Mobile Time/Opinion Box mostrou que o uso diário do onipresente mensageiro caiu no país ao longo das últimas semanas — apesar de que, em termos gerais, o aplicativo do Facebook ainda é o número um com absoluta folga por aqui.
A estatística mais interessante a se tirar da pesquisa é a da quantidade de pessoas que afirmam utilizar o WhatsApp todos os dias caiu de 95% para 86%; enquanto isso, a parcela de usuários que diz abrir o mensageiro “quase todo dia” subiu de 4% para 9%. A pesquisa foi realizada com 2.026 entrevistados entre os dias 20 e 27 de janeiro; a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Trata-se, com efeito, da primeira vez que o WhatsApp registrou uma queda de usuários diários acima da margem de erro da pesquisa, que é realizada periodicamente pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box. Apesar disso, a proporção de usuários que afirmou ter o mensageiro instalado em seus smartphones permaneceu a mesma, em 98%.
Os dados preliminares da pesquisa trazem também algumas informações sobre o uso que os brasileiros fazem do WhatsApp. 74% dos entrevistados afirmaram fazer parte de um grupo familiar, indicando que este é um dos principais atrativos do mensageiro; outros 17% disseram não estar no grupo familiar, enquanto 9% afirmaram que suas famílias não possuem um grupo no WhatsApp.
Em termos profissionais, o aplicativo também é forte: 54% dos usuários fazem parte de um grupo de trabalho no WhatsApp, enquanto 20% não participam; 6% disseram não haver um grupo do trabalho no mensageiro, enquanto 18% estão desempregados no momento.
Em termos gerais, 14% dos usuários participam atualmente de um grupo centrado em alguma discussão ou ideologia política. E pasmem: 4% dos entrevistados disseram que já pagaram para entrar em um determinado grupo.
Telegram supera rival em downloads
Os dados completos da pesquisa mais recente da Panorama Mobile Time/Opinion Box serão divulgados apenas na segunda quinzena de fevereiro, mas enquanto isso a Sensor Tower trouxe uma outra informação — esta, em escala global — que indica o momento desfavorável do WhatsApp: o Telegram superou o mensageiro do Facebook em downloads nas lojas de aplicativos.

Aliás, mais que isso: o Telegram foi o aplicativo (fora os jogos) mais baixado do mundo durante o mês de janeiro, enquanto o Signal ficou em terceiro e o WhatsApp contentou-se com o quinto lugar — o que indica, no mínimo, uma boa quantidade de usuários procurando alternativas ao serviço do Facebook.
Considerando apenas os downloads da App Store, o TikTok foi o líder de janeiro, mas o Telegram ainda assim superou o WhatsApp — o mensageiro russo ficou em quinto lugar nas paradas, enquanto o WhatsApp ficou na sétima colocação. O Signal foi o décimo app mais baixado entre os usuários de iPhones e iPads.
E vocês, permanecem fiéis ao famigerado zap ou estão buscando alternativas?
via Tecnoblog