Há menos de um mês, falamos aqui sobre dois estudos que indicavam a possibilidade de o Apple Watch — assim como outros dispositivos vestíveis com medição de frequência cardíaca — detectar sinais do novo Coronavírus (COVID-19) antes mesmo do surgimento de sintomas no paciente. Pois recentemente, mais uma pesquisa chegou para corroborar essa descoberta.
O chamado Warrior Watch Study, realizado por pesquisadores do Mount Sinai, incluiu centenas de médicos e funcionários da própria instituição. Cada pessoa observada recebeu um Apple Watch, emparelhado a um iPhone com um app específico, e foi instruída a utilizar os dois aparelhos e responder uma pesquisa diária sobre sintomas de COVID-19 e outros fatores de abalo da frequência cardíaca, como estresse.
Os dados, coletados entre abril e setembro de 2020, tinham como objetivo principal analisar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) dos pacientes — e, quem sabe, ligar esses dados à infecção da COVID-19 em um determinado organismo. No fim das contas, os pesquisadores perceberam que sim: a interpretação correta dos dados pode detectar a contaminação pelo vírus até uma semana antes da manifestação de sintomas.
Os resultados completos da pesquisa foram publicados na revista científica Journal of Medical Internet Research (JMIR), e indicam também que, após o diagnóstico “formal” da infecção pela COVID-19, os dados de VFC dos pacientes voltam ao normal rapidamente. Uma ou duas semanas após o teste positivo, as medições já tinham retornado completamente aos números vistos antes da doença.
Obviamente, agora fica a expectativa do que poderá ser feito com essa descoberta. Desde já, o estudo pode ajudar profissionais da área médica a identificar com antecedência pessoas potencialmente contaminadas pela COVID-19 (e colocá-las em isolamento social) sem a necessidade dos testes tradicionais; em breve, com alguma sorte, poderemos ter também aplicativos e serviços que incorporem os resultados do estudo para que os próprios usuários tenham um “pré-diagnóstico” ao usar o Apple Watch — que, claro, não substituirá a consulta médica, mas já poderá indicar a necessidade de cuidados adicionais.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-SE-40mm-2-geracao,3299.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Smartwatch-Apple-Watch-SE-44mm-2-geracao,3699.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via TechCrunch