A Apple tem centenas de lojas físicas ao redor do mundo, além, é claro, da sua rede de varejo online. E, como muitos devem saber, a companhia também comercializa uma variedade de acessórios de outras fabricantes, não se limitando aos seus próprios produtos.
Fato é que esses fornecedores não estão nem um pouco felizes com os novos termos de venda “impostos” pela gigante de Cupertino, de acordo com uma nova reportagem do The Telegraph1Matéria fechada para assinantes..
Segundo as informações, os fornecedores agora são obrigados a esperar 60 dias após a conclusão de um pedido para serem pagos — anteriormente, esse prazo era de 45 dias.
As empresas agora também são obrigadas a aceitar um “modelo de consignação”, o que significa que elas são pagas apenas depois que um item é vendido, em vez de depois que ele é recebido pela Apple — transferindo os custos de estoque para esses fornecedores.
Eles disseram ainda que os termos foram “previamente negociados com as distribuidoras”, mas que as mudanças mais recentes foram definidas pela Apple e não são negociáveis.
Eles [a Apple] não estão fazendo nenhum favor a seus fornecedores, os quais têm problemas de receita que eles não enfrentam. Eu não acho que ninguém vai recusar, há pouca competição pela exposição da marca que você obtém com a Apple, mas certamente é uma pressão.
Em resposta à posição dos fornecedores, a Apple disse:
Valorizamos profundamente o relacionamento que temos com empresas de classe mundial que vendem seus produtos por meio da Apple.com e em nossas lojas. A Apple avalia regularmente a variedade de produtos de terceiros que vendemos e a estrutura de nossos modelos para fornecer aos fornecedores a capacidade de expandir seus negócios de maneira confiável e segura.
Embora seja improvável que os fornecedores encerrem seus contratos com a Apple — devido à visibilidade e à exposição da marca —, certamente eles terão que se desdobrar para se adaptar aos novos termos.
via AppleInsider
Notas de rodapé
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