Em um artigo de suporte que foi ao ar agora há pouco, a Apple informou que alguns donos de MacBooks Pro (fabricados em 2016 e 2017) estão enfrentando problemas os quais impendem que as baterias de seus computadores continuem recarregando após chegar a 1%.
Por conta disso, o status da bateria desses Macs indica “Serviço recomendado”; se você tem um MacBook Pro desses e o status da bateria está marcado como “Normal”, não há com o que se preocupar.
Para verificar o status da bateria no macOS Big Sur, selecione o menu Apple () e depois vá em Preferências do Sistema… » Bateria. Na barra lateral, clique em “Bateria” e, depois, em “Saúde da Bateria”.
No macOS Catalina ou anterior, mantenha pressionada a tecla ⌥
e clique no ícone de bateria na barra de menu para revelar o menu de status da bateria.
Mas e se você foi um dos “felizardos”, o que fazer?! Nada tema: entre em contato com a Apple que ela fará a substituição da bateria de forma gratuita. Obviamente, o computador será analisado antes que o serviço seja feito para verificar se a bateria está qualificada para a substituição gratuita.
Como falamos, a Apple também lançou a versão 11.2.1 do macOS Big Sur, a qual evita que esse problema aconteça em MacBooks Pro (2016 e 2017) que não foram afetados pelo problema inicialmente; por isso, caso você não esteja rodando o Big Sur, faça a migração para o novo sistema ou instale a atualização suplementar do macOS Catalina 10.15.7, que também conta com uma correção para o bug.
Segundo a Apple, os modelos que podem ter sido afetados pelo problema são os seguintes:
- MacBook Pro (13″, 2016, duas portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13″, 2017, duas portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13″, 2016, quatro portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13″, 2017, quatro portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (15″, 2016)
- MacBook Pro (15″, 2017)
Tudo certo por aí ou você foi contemplado com uma troca gratuita de bateria? 🔋
via MacRumors