O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Adolescente usando iPhone
Manuela Durson / Shutterstock.com

Como limitar o acesso a sites adultos [iPhone, iPad e Mac]

Um dos maiores problemas de vivermos em um mundo conectado é a segurança. Isso se expande, naturalmente, para as crianças. Com tantos dispositivos e tecnologias disponíveis, fica difícil dar limites.

Publicidade

Com isso em mente, a Apple passou a oferecer algumas ferramentas para que os pais ou responsáveis possam controlar o acesso a sites adultos/impróprios.

Tudo pode ser feito pelo Tempo de Uso, recurso lançado pela Apple junto ao iOS 12, em 2018. Por ele, você pode limitar o tempo que passa em cada app ao longo do dia. Para aprender a usá-lo de maneira geral, recomendamos um artigo que fizemos na época do lançamento:

Dentro do Tempo de Uso, temos uma seção específica para “Conteúdo e privacidade”, que pode ser extremamente útil para que pais/responsáveis controlem aquilo que pode ou não ser acessado por crianças.

Limitando o acesso a sites adultos pelo iPhone/iPad

Para limitar o acesso a sites impróprios, vá em Ajustes » Tempo de Uso » Conteúdo e Privacidade » Restrições de Conteúdo » Conteúdo da Web e marque a opção “Limitar Sites Adultos”.

Restrição a sites adultos

Se quiser, você pode criar uma lista específica de sites que poderão ser acessados no dispositivo. Para isso, toque em “Apenas Sites Permitidos”.

A própria Apple já inclui alguns sites mais amigáveis aos pequenos, como Disney e National Geographic Kids. Para adicionar um novo à lista, toque em “Adicionar Site”.

Limitando o acesso a sites adultos pelo Mac

No caso do Mac, vá em Preferências do Sistema » Tempo de Uso » Conteúdo e Privacidade. Na aba “Conteúdo”, ative o recurdo e selecione “Limitar Sites Adultos” ou “Apenas Sites Permitidos” para adicionar sites específicos.

Restrição a sites adultos

Problemas (ou polêmicas)…

Apesar de ser muito útil, o recurso em iPhones e iPads vem sendo alvo de polêmicas no exterior. Isso porque, ao ativar a função de não permitir visualizar sites adultos, os sistemas estão impedindo a realização de buscas com certas palavras como “asian” — por entenderem que são consideradas impróprias.

O caso ganhou destaque recentemente por conta uma matéria do The Independent (do Reino Unido), mas o assunto já vem circulando ao menos desde o início do ano passado entre as redes sociais, como mostra esse tweet do desenvolvedor Charlie Stigler:

Coisa estranha e ruim:
O filtro de conteúdo adulto integrado ao iOS bloqueia todas as pesquisas com a palavra-chave “asiática”, presumindo que seja relacionada a pornografia. O que significa que uma garota sino-americana de 12 anos pode pesquisar “penteados asiáticos” no Google e descobrir que sua cultura está bloqueada como “conteúdo adulto”.

Por outro lado, buscas usando outras nacionalidades como africanas ou europeias não são bloqueadas pelos algoritmos. Por aqui, cheguei a testar no meu iPhone (rodando o iOS 14.4) e pude constatar que o Safari realmente impede que a busca seja realizada ao usar a palavra “asian”:

Restrição a sites adultos

Até o momento, pelo que parece, a Apple não se pronunciou sobre esse assunto. Que coisa…

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Alertas nos Mapas da Apple

iOS 14.5: será possível relatar acidentes e mais nos Mapas da Apple

Próximo Artigo
Capturando a imagem de uma página completa no iPhone

Como fazer capturas de páginas inteiras no iPhone e no iPad

Posts Relacionados