O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple lança página para desativar o Bloqueio de Ativação do seu aparelho, mas só nos EUA

Boa novidade para automatizar (e agilizar) o processo
Bloqueio de Ativação em iPad, iPhone e Apple Watch

O Bloqueio de Ativação (Activation Lock) é um dos recursos de segurança mais importantes do ecossistema da Apple, impedindo que um iPhone, iPad, Mac ou Apple Watch perdido/roubado seja reativado (sem logar no seu ID Apple, isto é) mesmo após uma restauração — nós já falamos tudo sobre o recurso nesse artigo, para quem quiser saber mais.

Publicidade

Toda essa segurança, entretanto, traz suas habituais inconveniências: caso o Bloqueio de Ativação seja ativado no seu dispositivo e você por algum motivo não tenha mais acesso ao seu ID Apple, é necessário entrar em contato com a Maçã para fornecer alguma prova de que você é de fato dono daquela conta ou aparelho, seja respondendo a perguntas de segurança ou mostrando a nota fiscal da compra.

Agora, os usuários que se depararem com esse tipo de problema terão uma forma mais simples de solucioná-lo — ao menos nos EUA, isto é. Por lá, a Apple lançou uma nova página de suporte com o objetivo de simplificar este processo de desativação do Bloqueio de Ativação.

Ao entrar na página, três opções são exibidas: se você sabe seu ID Apple e senha, o site exibe um artigo explicando como desligar o Bloqueio de Ativação entrando com esses dados no seu dispositivo. Se você não lembra do seu ID Apple ou senha, a página lhe redireciona para o iForgot, onde é possível recuperar ou redefinir estes dados — e aí, então, voltar à primeira opção para reativar seu dispositivo.

Página de suporte para o Bloqueio de Ativação da Apple

Se não for possível redefinir seu ID Apple ou senha, resta partir para a terceira opção, que é solicitar suporte diretamente à Apple. Isso é feito digitando seu endereço de email e o número de série do dispositivo em questão; em seguida, você precisa anexar documentos ou dados que comprovem que você é o dono do aparelho, como uma foto/captura da nota fiscal de compra, data ou local de aquisição e quaisquer outras informações relacionadas. A equipe da Maçã gerará um código para o seu caso, analisará os dados e enviará atualizações para o email cadastrado.

Basicamente, a ideia aqui é (semi-)automatizar um processo que anteriormente era feito de forma mais complicada: antes, o usuário precisava entrar em contato com a Apple (por telefone, email ou agendando um horário numa loja da empresa) para informar sobre a situação e, só então, fornecer os dados necessários. Com a nova página, a coisa toda fica muito mais rápida e acessível.

Publicidade

Vale notar que, caso a solicitação ao suporte da Apple seja aprovada e o Bloqueio de Ativação seja removido, o dispositivo será restaurado do zero, perdendo todos os dados salvos localmente — por isso, fica mais uma vez o lembrete de que você deve sempre fazer o backup dos seus aparelhos.

De qualquer forma, boa iniciativa da Apple — esperamos que ela logo se expanda para outros países!

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito de mudanças na App Store para evitar acusação de monopólio

Conceito: como a Apple poderia escapar das acusações de monopólio no iOS?

Próximo Artigo
Review na App Store

Como detectar avaliações falsas na App Store? Desenvolvedor mostra

Posts Relacionados