O Bloqueio de Ativação (Activation Lock) é um dos recursos de segurança mais importantes do ecossistema da Apple, impedindo que um iPhone, iPad, Mac ou Apple Watch perdido/roubado seja reativado (sem logar no seu ID Apple, isto é) mesmo após uma restauração — nós já falamos tudo sobre o recurso nesse artigo, para quem quiser saber mais.
Toda essa segurança, entretanto, traz suas habituais inconveniências: caso o Bloqueio de Ativação seja ativado no seu dispositivo e você por algum motivo não tenha mais acesso ao seu ID Apple, é necessário entrar em contato com a Maçã para fornecer alguma prova de que você é de fato dono daquela conta ou aparelho, seja respondendo a perguntas de segurança ou mostrando a nota fiscal da compra.
Agora, os usuários que se depararem com esse tipo de problema terão uma forma mais simples de solucioná-lo — ao menos nos EUA, isto é. Por lá, a Apple lançou uma nova página de suporte com o objetivo de simplificar este processo de desativação do Bloqueio de Ativação.
Ao entrar na página, três opções são exibidas: se você sabe seu ID Apple e senha, o site exibe um artigo explicando como desligar o Bloqueio de Ativação entrando com esses dados no seu dispositivo. Se você não lembra do seu ID Apple ou senha, a página lhe redireciona para o iForgot, onde é possível recuperar ou redefinir estes dados — e aí, então, voltar à primeira opção para reativar seu dispositivo.

Se não for possível redefinir seu ID Apple ou senha, resta partir para a terceira opção, que é solicitar suporte diretamente à Apple. Isso é feito digitando seu endereço de email e o número de série do dispositivo em questão; em seguida, você precisa anexar documentos ou dados que comprovem que você é o dono do aparelho, como uma foto/captura da nota fiscal de compra, data ou local de aquisição e quaisquer outras informações relacionadas. A equipe da Maçã gerará um código para o seu caso, analisará os dados e enviará atualizações para o email cadastrado.
Basicamente, a ideia aqui é (semi-)automatizar um processo que anteriormente era feito de forma mais complicada: antes, o usuário precisava entrar em contato com a Apple (por telefone, email ou agendando um horário numa loja da empresa) para informar sobre a situação e, só então, fornecer os dados necessários. Com a nova página, a coisa toda fica muito mais rápida e acessível.
Vale notar que, caso a solicitação ao suporte da Apple seja aprovada e o Bloqueio de Ativação seja removido, o dispositivo será restaurado do zero, perdendo todos os dados salvos localmente — por isso, fica mais uma vez o lembrete de que você deve sempre fazer o backup dos seus aparelhos.
De qualquer forma, boa iniciativa da Apple — esperamos que ela logo se expanda para outros países!
via MacRumors