Um dos maiores benefícios dos notebooks da Apple é o seu teclado retroiluminado. Ele pode ser útil principalmente para quem precisa trabalhar durante a noite e não possui nenhuma fonte de luz no momento ou não quer incomodar a casa inteira para usar o computador.
Por isso, separamos por aqui algumas dicas para aproveitar ao máximo o recurso que está disponível em todos os modelos recentes de MacBooks Air e Pro.
Controlando o brilho do teclado de forma manual
O controle de brilho na tela do Mac vai depender do modelo de Mac — se ele tem ou não uma Touch Bar.
Em modelos com a Touch Bar, toque na seta virada para a esquerda (ao lado do ícone de sol) e toque nos botões específicos para aumentar ou diminuir o brilho.
Em modelos com as teclas de função, pressione F5
para diminuir o brilho do teclado e F6
para deixá-lo mais claro.
Em Macs com o Apple Silicon, o processo é um pouco diferente. Como esses computadores não possuem as teclas de função tradicionais para controlar o brilho do teclado, o processo deve feito diretamente pela Central de Controle do macOS.
Para isso, clique no ícone da Central de Controle na barra de menus do Mac e depois em “Brilho do Teclado”. Use, então, a barra deslizante para controlar a intensidade da luz.
Caso precise ajustar o brilho do teclado com uma certa frequência, você pode fixar esse controle na barra de menus. Para isso, abra a Central de Controle e arraste o ícone de Brilho do Teclado em direção à barra de menus.
Outra maneira de realizar a mesma tarefa é ir em Preferências do Sistema » Dock e Barra de Menus. Na barra lateral, selecione “Brilho do Teclado” e ative a opção “Mostrar na Barra de Menus”.
Controlando o brilho do teclado de forma automática
Para fazer com que o brilho do teclado seja ajustado de forma automática (de acordo com a iluminação do ambiente), vá em Preferências do Sistema » Teclado e selecione a opção “Ajustar o brilho do teclado em luz baixa”.
Desligando o brilho do teclado de forma automática
Para desligar esse recurso automaticamente, vá em Preferências do Sistema » Teclado e marque a opção “Desligar retroiluminação do teclado após [tempo] de inatividade”.
Use o menu suspenso para escolher o tempo exato que o brilho do teclado será desligado após a inatividade do computador (5 segundos, 10 segundos, 30 segundos, 1 minuto ou 5 minutos). Para voltar a iluminar o teclado, basta pressionar qualquer uma das teclas ou mexer o mouse/trackpad.
Lembrando que, dependendo das configurações, a bateria do seu notebook pode ser afetada pelo uso intenso do recurso. 😉
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-16-M3-Pro,28999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3-Pro,22999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3,18499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-15-M3,14999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-13-M3,12499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Air-13-M2,10999.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.