O melhor pedaço da Maçã.

Em breve no iOS: Microsoft já está testando xCloud na web

A versão web da plataforma deverá ganhar uma beta pública nos próximos meses
Testes do Microsoft xCloud na web

A saga dos serviços de streaming de jogos no iOS terminou de maneira não muito positiva para os usuários: a Apple até alterou algumas regras aqui e ali para tentar acomodar as plataformas no seu ecossistema, mas as mudanças passaram longe do que as empresas pretendiam — e, no fim das contas, quase todas elas decidiram que o melhor caminho seria oferecer a experiência de streaming via browser, mesmo.

Publicidade

A Microsoft foi uma dessas empresas: a gigante de Redmond criticou a Apple por impedir que sua plataforma de jogos, o xCloud (ou Xbox Cloud Gaming, como queira), chegasse nativamente ao iOS; em seguida, foi anunciado que o serviço chegaria ao sistema operacional móvel da Maçã em 2021, por meio da grande e aberta internet. Agora, os testes já estão em curso.

O The Verge publicou hoje as primeiras screenshots do xCloud rodando num navegador, mas por ora os testes são apenas internos. Segundo fontes do site, essa versão inicial da plataforma roda apenas em browsers baseados no Chromium, como o Google Chrome e o Edge (para PCs/Macs), o que significa que o iOS ainda não está nos testes — uma vez que todos os navegadores do sistema móvel da Apple precisam ser baseados no WebKit, o motor de renderização do Safari.

Ainda assim, é de se esperar que essa limitação seja resolvida em breve — até porque o iOS/iPadOS é uma das grandes razões de existência do xCloud na web. Todas as outras plataformas (PCs, Macs, smartphones Android etc.), afinal de contas, poderão ter a plataforma rodando como um aplicativo próprio.

Publicidade

Apesar disso, segundo o The Verge, a ideia da Microsoft é embutir essa versão web do xCloud no aplicativo Xbox do Windows 10, para que os usuários tenham acesso imediato aos seus jogos favoritos.

Ainda não há muitas informações técnicas sobre a coisa toda, mas pelas screenshots a versão web do serviço funciona exatamente como um app: basta logar-se, pegar seu controle do Xbox e escolher um título para começar a jogar (em tela cheia).

O streaming, pelo visto, limita-se à resolução Full HD (1080p) — isso porque a infraestrutura do xCloud atualmente é baseada em componentes do Xbox One S. Quando a Microsoft fizer o upgrade dos servidores para peças do Xbox Series X (o que já está confirmado e acontecerá ainda este ano), o streaming em 4K provavelmente será liberado em todas as plataformas.

A versão web do xCloud ganhará uma beta pública na primavera do hemisfério norte, e o serviço já está em operação em alguns países — o Brasil ainda está em fase de registro de usuários, mas deverá receber o lançamento da plataforma em breve.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Music disponibiliza playlist “Replay 2021”

Próx. Post

França quer endurecer leis antimonopólio da União Europeia

Posts Relacionados