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Conheça o Cesto, software para iPad de vendas em atacado, usado durante o Senac Rio Fashion Business 2011

Cesto num iPad

Quando vemos o iPad sendo usado como caixa registradora, em vendas de calçados e outros, sempre é interessante lembrar de quem o criticou ou apostou que ele seria limitado apenas para “consumo de conteúdos”.

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Mais uma vez, durante o Senac Rio Fashion Business 2011, a grife Lode — do empresário Renato Nobre —, em parceria com a KLAM Multimídia, comprovou que a tablet da Apple pode ser muito mais do que isso. Juntas, elas criaram o Cesto — um sistema completo de vendas no atacado.

Cesto num iPad

Conectado a um aparelho de leitura óptica, os seis iPads utilizados pelas vendedoras da Lode, no evento, eram capazes de identificar peças e mostrar todas as suas variações de cores, modelos e tamanhos para os clientes, facilitando a escolha e permitindo que a pessoa fosse montando seu pedido imediatamente. Todas as tablets ficavam conectadas a um servidor local, via Wi-Fi.

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“O Cesto é um software que idealizei justamente para ajudar na compra no atacado. A maioria dos programas voltados para vendas exibe o balanço do antes ou do depois. A grande diferença do Cesto é que ele permite ao comprador visualizar melhor o que está levando”, explica Nobre. “É a primeira vez que esse tipo de tecnologia é usado em vendas no atacado no Brasil. Já estou planejando um software para o varejo, mas esse vou manter em segredo até o hora certa!”

Cesto num iPad

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Um sistema tão bem desenvolvido não poderia ter gerado resultados menos animadores: de acordo com a Lode, suas vendas aumentaram 350% em relação ao Fashion Business 2010.

Erivelton Muniz, um dos desenvolvedores do aplicativo, afirmou ao MacMagazine que os iPads apresentaram excelente performance no “stress test” do sistema, durante o evento. As baterias suportaram um dia inteiro de trabalho de vendas com facilidade e o hardware apresentou a tradicional estabilidade e confiabilidade de iProducts.

Cesto num iPad sendo usado durante o Fashion Business
Foto: Kiko Cabral

O Cesto foi fruto do entendimento que um sistema de seleção interativo facilitaria o processo de vendas e substituiria o antigo método de seleção de peças por argola. A revisão do processo de compra e a criação de uma ferramenta que traduzisse facilidade no processo foi potencializada pela beleza e caráter inovador dos iPads.

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“Nosso objetivo foi melhorar o retrógado processo de compra, apresentando uma solução facilitadora. O aumento de 20% no valor do pedido-médio foi resultado de uma interface interativa que apresenta ao cliente todas as opções de compra e ainda compara o mix de peças do pedido, permitindo a flexibilidade da sua escolha”, afirmou Fabio Krykhtine, gerente de projetos da KLAM.

Cesto num iPad sendo usado durante o Fashion Business
Foto: Kiko Cabral

No final do atendimento, o sistema emite um relatório completo do pedido do cliente com gráficos comparativos, parcelamentos, referências e condições comerciais. À pessoa, basta assinar o documento em duas vias e aguardar pela entrega de seus pedidos.

O Cesto ainda tem a facilidade de integração com os diversos sistemas de gerenciamento de produção das fábricas do setor e emite relatórios que permitem a análise profunda de dados pelo departamento de marketing das empresas, apoiando a adoção de estratégias comerciais mais agressivas, a retirada e inclusão de peças no mix de produtos, o tempo de atendimento e outros relatórios que podem ser customizados a pedido dos clientes.

A 17ª edição do Senac Rio Fashion Business aconteceu entre os dias 10 e 13 de janeiro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro (RJ).

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