Ontem, o canal do YouTube EverythingApplePro reforçou rumores de possíveis recursos que veremos na família dos “iPhones 13” — entre eles, a chegada da Tela Sempre Ativa (Always-On Display), funcionalidade que permite que o smartphone exiba algumas informações básicas mesmo com a tela bloqueada, sem um gasto significativo de bateria.
A questão que fica agora é: como a Apple implementaria um recurso do tipo? Afinal de contas, smartphones do mundo do Android já têm telas sempre ativas há anos, então a Maçã teria que caprichar bastante na sua versão da funcionalidade para justificar o esforço.
Hoje, o canal A Better Computer chegou com algumas ideias. A primeira delas é classificada como “preguiçosa” e consistiria apenas numa tela semelhante à dos smartphones Pixel, limitando-se a exibir a data/hora, clima e nível da bateria, mas com a característica fonte San Francisco do ecossistema da Maçã.
A segunda possibilidade, classificada como “um pouco menos preguiçosa”, traria as mesmas informações, mas num layout semelhante ao que já temos hoje em dia na tela de bloqueio. Essa versão adicionaria também ícones de notificação embaixo do relógio, novamente espelhando a abordagem utilizada hoje por várias fabricantes do lado do Android.
Para as ideias seguintes, os designers inspiraram-se em novidades recentes do iOS, como os widgets e as telas do Apple Watch. A terceira possibilidade apresentada é uma versão mais “escura” da sua tela inicial, com direito à sua imagem de fundo, mas sem informações adicionais; por fim, a quarta versão — e mais interessante — adicionaria widgets à sua Tela Sempre Ativa.
Desta forma, o usuário poderia conferir suas informações mais importantes sem sequer ligar a tela do iPhone. Tudo isso, claro, seria facilmente configurável: você poderia escolher quais widgets seriam exibidos na Tela Sempre Ativa, seus tamanhos e ajustes internos, assim como já acontece hoje em dia na tela inicial.
Faz sentido?
via 9to5Mac