O melhor pedaço da Maçã.

Mais novidades do iOS 14.5: app Música, “Modo de Carregamento Móvel” e outras! [atualizado]

Uma das versões “.x” mais recheadas de recursos que já vimos
Yalcin Sonat / Shutterstock.com
iOS 14

A essa altura, vocês já sabem que o iOS/iPadOS 14.5 chegará com um balde de novidades, incluindo o desbloqueio dos iPhones via Apple Watch para usuários com máscaras e a escolha do serviço de música padrão da Siri.

Publicidade

Hoje mais cedo, a Apple liberou a segunda versão beta dos sistemas e já descobrimos mais uma novidade — ou melhor, 217(!) novos emojis que serão incluídos neles.

Acharam que a coisa toda pararia por aí? Pois acharam errado: vamos agora dar um giro por mais mudanças que serão implementadas na futura versão do sistema — que, pelo ritmo atual dos testes, pode ser lançada lá para meados de março.

Música

O aplicativo Música ganhou boas novidades na beta mais recente. Ao tocar no menu contextual de cada música, você verá mais opções de controle: é possível, por exemplo, colocar a faixa como próxima ou como a última a ser reproduzida na fila, além de abrir diretamente a letra da música ou criar uma estação com base nela diretamente da sua playlist.

Ao deslizar uma determinada faixa para a direita ou a esquerda, você também terá novas opções para adicioná-la à sua fila, baixá-la ou excluí-la da playlist em questão.

“Modo de Carregamento Móvel”

O jornalista Steve Moser, do MacRumors, descobriu um elemento interessante fuçando os códigos da nova beta: menções a um tal “Modo de Carregamento Móvel” (“Mobile Charge Mode”), que seria específico para um acessório de bateria ainda não lançado.

Não sabemos que acessório seria esse, mas certamente estamos falando de algo relacionado ao MagSafe — talvez uma bateria externa nos moldes de um conceito que já trouxemos para cá ou, quem sabe, uma nova geração da Smart Battery Case.

Publicidade

Os códigos encontrados indicam, inclusive, que o iPhone conectado ao acessório manterá o nível de carga em torno dos 90% para maximizar a eficiência da bateria.

Correção da tela esverdeada

Tela verde de iPhone 12

Em novembro passado, falamos aqui sobre alguns casos de iPhones 12 [mini, Pro, Pro Max] que apresentavam uma coloração esverdeada na tela quando o brilho estivesse configurado para o nível mínimo ou ao exibir imagens/interfaces predominantemente escuras. Pelo visto, o novo beta do iOS 14.5 já corrige o problema — ao menos é o que notou um usuário no Reddit.

Bloqueio do microfone no iPadOS

No ano passado, a Apple implementou um recurso de privacidade interessante nos iPads Pro mais recentes: ao fechar o tablet em determinadas capas (como a Smart Folio), o microfone do dispositivo é fisicamente desconectado e desabilitado. Agora, mais modelos do iPad receberão uma funcionalidade parecida — mas por via de software.

Novo iPad Pro no Smart Keyboard Folio com Apple Pencil anexado no topo

O recurso agora vale também para as gerações mais recentes do iPad e do iPad Air. O sistema agirá de forma que qualquer sessão de áudio (reprodução ou gravação) que esteja sendo realizada seja interrompida ao fechar a Smart Folio, mas desenvolvedores poderão implementar um código nos seus apps para impedir que essa funcionalidade entre em ação — isto é, para que a reprodução de uma música continue mesmo após fechar o tablet na capa, por exemplo.

Atualização de Software

As telas de Atualização de Software, tanto as do iPhone quanto as do aplicativo Watch, ficaram mais simples na nova beta do iOS 14.5.

Atalhos

O aplicativo Atalhos adicionou uma nova ação para permitir a captura de tela do seu dispositivo em determinadas situações, permitindo que você configure “receitas” para obter uma screenshot nas circunstâncias desejadas.

Ação de Captura de Tela no Atalhos

Além disso, o app Atalhos ganhará uma opção para ativar/desativar a trava de orientação da tela e outra para alternar entre os modos de dados em redes 5G, 4G ou 3G.


Por ora, é isto — nós ficaremos de olho, claro, para possíveis mais novidades. Vamos aguardar!

Atualização, por Rafael Fischmann 17/02/2021 às 09:24

Federico Viticci, do MacStories, descobriu mais uma novidade: a possibilidade de compartilhar letras do Apple Music via iMessage ou Instagram.

O visual fica bem bacana e ele até reproduz a parte da música que foi selecionada na letra. É possível selecionar até cinco linhas por vez.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Trello será inteiramente renovado com nova interface e recursos

Próx. Post

Apple quer evitar trocas inteiras de iPhones em reparos [atualizado]

Posts Relacionados