O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Tela Super Retina XDR do iPhone 12

Patente da Apple cobre iPhones com telas de até 240Hz

Já há bastante tempo, circulam rumores de que os iPhones ganharão telas com taxas de atualização de até 120Hz, um recurso que as principais concorrentes da Maçã já debutaram.

Publicidade

Fato é que, enquanto nenhum desses rumores se confirma, uma patente concedida à Apple pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) recentemente cobre telas para iPhones com taxas de atualização de até 240Hz!

Para aqueles menos inteirados, taxa de atualização (refresh rate) se refere a quantas vezes uma tela é atualizada a cada segundo — quanto maior a taxa de atualização, mais uniforme, suave e fidedigno é o conteúdo na tela.

De acordo com o Patently Apple, dispositivos podem usufruir da tecnologia em dois modos diferentes:

Publicidade

A taxa de atualização nativa pode ser de 120Hz e uma alta taxa de atualização pode ser de 240Hz, como um exemplo. Ademais, a taxa de atualização nativa pode ser de 60Hz e uma alta taxa de atualização pode ser de 120Hz, 180Hz ou 240Hz, como outro exemplo.

Todos os iPhones mais recentes têm telas com taxa de atualização de 60Hz; já no universo dos iPads, a Apple introduziu em 2017 a tecnologia ProMotion, permitindo uma taxa de atualização variável de até 120Hz.

Os iPhones não possuírem telas com taxa de atualização de 120Hz até agora pode estar ligado ao fato de que a Apple tende a ter cuidado ao adicionar recursos que podem descompensar a performance geral do dispositivo — nesse caso, principalmente o consumo de bateria.

Não obstante, uma taxa de atualização mais alta pode ser benéfica em vários casos de uso, como jogos e para realidade aumentada. Nesse sentido, se um usuário estiver simplesmente assistindo a um filme, enviando mensagens ou navegando pela web, a tela pode voltar para sua taxa de atualização nativa de 60Hz (ou até ficar abaixo disso — 24Hz, no caso de um filme) como um meio de economizar bateria.

Como de costume, alertamos-os: o fato de a Apple ter registrado uma patente com tal tecnologia não significa que ela será implantada nos seus produtos, embora indique que a empresa esteja interessada nisso.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Imagem oficial do LastPass

LastPass limitará plano gratuito a apenas um tipo de dispositivo

Próximo Artigo

HyperJuice Magnetic Wireless Charging Stand recarrega iPhone 12 e AirPods

Posts Relacionados