O AirDrop é, na minha opinião, um dos maiores benefícios de estar dentro do ecossistema da Apple. Para quem não sabe o que é exatamente, ele permite compartilhar fotos, vídeos e documentos com outros dispositivos da Maçã compatíveis com o recurso.
Além de arquivos, o AirDrop permite, desde o iOS 11, que você compartilhe facilmente as senhas de suas redes Wi-Fi, eliminando a necessidade de digitá-las manualmente.
Isso pode ser extremamente útil caso você precise dividir a sua rede de internet pessoal, mas não quer ao mesmo tempo revelar a sua senha para outras pessoas.
Inclusive, até fizemos um vídeo na época mostrando como ele pode ser útil:
Para utilizar a função, você precisa estar com o seu iPhone/iPad devidamente atualizado para a última versão do iOS/iPadOS. No caso dos Macs, ele precisa estar no macOS High Sierra ou superior. Todos os dispositivos também precisam estar logados com o seu ID Apple.
Além disso, é preciso que tanto o emissor quanto o receptor da senha estejam com o Bluetooth e o Wi-Fi ligados, com o Acesso Pessoal desativado e com o endereço de email do seu ID Apple cadastrado nos contatos da outra pessoa.
Compartilhando a senha pelo iPhone/iPad
Desbloqueie o dispositivo que você queira compartilhar a senha, deixe-o logado à rede Wi-Fi e coloque-o próximo ao outro aparelho. Uma janela popup aparecerá na tela com a opção de compartilhá-la.
No outro aparelho (aquele que irá receber a senha), abra os Ajustes, vá em “Wi-Fi” e selecione a rede à qual deseja conectar.

No aparelho que vai compartilhar a senha, toque em “Compartilhar Senha” e depois em “Concluído” para finalizar o processo.
Compartilhando a senha pelo Mac
Nos Macs, basta seguir os primeiros passos descritos acima no caso dos iPhones/iPads. O seu computador precisa estar desbloqueado, próximo ao dispositivo que receberá a senha e logado com o seu ID Apple.
Abra os ajustes do aparelho da pessoa que irá receber a senha e selecione a rede Wi-Fi. Depois, no seu Mac, espere até que uma notificação de compartilhamento apareça. Basta, então, clicar em “Compartilhar”.
Parece mágica, mas é tecnologia. Bacana, não? 😁