O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Safari no Dock do Mac
hazartaha / Shutterstock.com

Como importar logins e senhas para o Safari no Mac [do Chrome, Firefox e outros]

Já ouviu aquele ditado de que “gosto não se discute”? Isso acaba valendo na escolha do seu navegador de internet predileto, também.

Publicidade

E opções realmente não faltam no mundo Mac: temos, além do Safari, o Google Chrome, o Mozilla Firefox, o Microsoft Edge e o Opera, só para citar aqui alguns poucos exemplos.

Se você usa/usou um desses navegadores e quer agora migrar para o Safari, há uma forma fácil de levar consigo todos os seus logins, senhas, favoritos e até o histórico dos sites para ele.

Importando diretamente do Safari

Certifique-se de que o Google Chrome, o Firefox ou o outro navegador de origem esteja instalado em seu computador. Dito isso, vá até o Safari e, na barra de menus, selecione Arquivo » Importar de e escolha o browser de onde quer importar dados.

Uma caixa de diálogo será aberta com os dados que você deseja importar para o navegador padrão do Mac: favoritos, histórico e/ou senhas. Para finalizar, clique então em “Importar”. Note aqui que é importante que o Chrome/Firefox esteja fechado no momento para que o processo seja completado com sucesso.

Pode ser que, no caso do Firefox, ele solicite uma chave mestra para que consiga importar suas senhas. Caso isso aconteça, abra o Firefox e, na barra de menus, vá em Firefox » Preferências e selecione “Privacidade e Segurança” na barra lateral. Procure pela seção “Contas e Senhas” e marque a opção “Usar uma senha principal”. Digite a senha principal, confirme-a novamente e clique em “OK”.

Publicidade

Feche o Firefox e siga novamente os passos descritos acima para importar as senhas.

Criando um arquivo de senhas no computador

Paralelamente a isso, você ainda pode criar um arquivo em seu computador com todas as suas senhas salvas do Chrome e do Firefox para armazená-las localmente, como um backup local, ou caso queira importar o arquivo gerado manualmente no Safari ou em outro browser.

No Chrome

Abra o Google Chrome em seu Mac. Depois, digite na barra de endereço chrome://settings/passwords e, na seção “Senhas salvas”, clique no botão com três bolinhas no canto direito, escolhendo então “Exportar senhas”.

Digite a senha que você usa para desbloquear o seu computador. Depois, escolha o destino do documento com as senhas e clique em “Salvar”.

No Firefox

No caso do navegador da Mozilla, digite o endereço about:logins para abrir a página do Firefox Lockwise, uma espécie de gerenciador de senhas próprio.

No canto superior direito, clique nos três pontinhos e em Exportar contas…, depois clique em “Exportar…”, digite a sua senha para desbloquear o Mac e escolha para onde quer exportar os logins.


E aí, qual navegador você costuma usar? 😄

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
App Store

Foi rápido: Dakota do Norte derruba lei "anti-App Store"

Próximo Artigo
Compartilhando senha pelo AirDrop

Como compartilhar senhas de redes Wi-Fi com outros dispositivos Apple

Posts Relacionados