O melhor pedaço da Maçã.

Arizona também apresenta projeto de lei “anti-App Store”

Se aprovada, a lei permitirá que desenvolvedores usem outros sistemas de pagamento no iOS e no Android
Fascinadora / Shutterstock.com
Google Play e App Store

Nas últimas semanas, falamos aqui sobre o projeto de lei da Dakota do Norte, redigido inicialmente por uma lobista da Epic Games, que poderia obrigar a Apple a admitir outras lojas de aplicativos e outros sistemas de pagamento no iOS. A proposta já caiu, mas projetos parecidos estão começando a surgir em outros locais — como o estado do Arizona, também nos Estados Unidos.

Publicidade

Em artigo para o Arizona Capitol Times, os congressistas Regina Cobb e Leo Biasiucci apresentaram o projeto de lei HB2005, que propõe termos parecidos com a ideia da Dakota do Norte. A diferença é que, aqui, a ideia é apenas obrigar as gigantes tecnológicas a aceitar outros sistemas de pagamento dentro dos seus ecossistemas — não há nada sobre admitir outras lojas de aplicativos.

Em outras palavras, caso aprovada, a lei obrigaria a Apple a permitir que os desenvolvedores comercializassem seu conteúdo digital (como assinaturas e compras dentro de apps) por meio de sistemas de pagamento alternativos, dispensando a plataforma de transações da App Store — e evitando, portanto, a taxa de 15-30% cobrada pela Maçã. Não haveria a obrigação, entretanto, da Apple admitir outras lojas de apps dentro do seu ecossistema.

A proposta valeria para empresas cujos downloads excedessem 1 milhão entre usuários do Arizona, e excluiria algumas categorias específicas de comércios digitais, como lojas de videogames e de música. De fato, todo o texto do projeto de lei é bem semelhante ao da Dakota do Norte, o que levanta suspeitas de que a fonte da coisa toda tenha sido o mesmo grupo de lobby (nada confirmado em relação a isso, entretanto).

Publicidade

No texto que apresenta o projeto, os congressistas afirmam que a lei faria os habitantes do Arizona pagar menos em bens e serviços digitais, e poderia coibir a influência monopolista de gigantes como a Apple e o Google:

O status quo está falhando com os habitantes do Arizona, nos forçando a pagar preços inflacionados. Está falhando com os empreendedores, que são forçados a superar obstáculos enormes simplesmente para oferecer seus produtos aos consumidores. De fato, os únicos que parecem se beneficiar desse esquema são os monopólios — Apple e Google.

Mas nós vamos mudar isso — e o Arizona liderará essa mudança. Enquanto Washington não faz nada, nós estamos agindo agora para desafiar o monopólio das Big Tech e tornar o Arizona um lugar melhor para todos os desenvolvedores e usuários de apps. Nós estamos lutando pela HB2005, um projeto de lei para baixar os preços para os consumidores e libertar os pequenos negócios da “taxa de apps” das gigantes tecnológicas. A legislação permitiria que desenvolvedores aceitassem pagamentos para seus apps sem passar pelas lojas da Apple e do Google, evitando a taxa e reduzindo o custo para consumidores sem comprometer a segurança.

Obviamente, ainda teremos de aguardar para saber como a Câmara de Legisladores do Arizona receberá a proposta — a votação deverá acontecer nas próximas semanas.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Abertas as inscrições do Apple Entrepreneur Camp para mulheres

Próx. Post

“Today at Apple” ganha sessões virtuais por videoconferência

Posts Relacionados