O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Instituto Butantan

Instituto Butantan anuncia app para monitorar COVID-19 na população

Com informações de sintomas e mapas de infecção em tempo real

E o Instituto Butantan faz tudo: além de ter realizado a parceria com o laboratório Sinovac para fabricação da vacina CoronaVac, a primeira a ser disponibilizada no Brasil, a instituição lançou recentemente o aplicativo Global Health Monitor (GHM), pensado para monitorar a incidência dos casos do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil.

Publicidade

O app foi desenvolvido por uma startup brasileira, também chamada Global Health Monitor, com a parceria da equipe de infectologistas do Butantan, a qual validou o algoritmo utilizado pelo sistema para monitorar os casos da doença e as taxas de infecção.


Ícone do app GHM
GHM de Global Health Monitor
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.6 (37.3 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app GHMScreenshot do app GHMScreenshot do app GHM

Basicamente, a ideia do GHM é fazer um monitoramento completamente anônimo da disseminação da COVID-19 em cada região, com atualização de dados em tempo real. Para isso, o app pode coletar todos os tipos de dados, desde de sintomas individuais do usuário até mapas de casos da doença em cada localidade.

Munido desses dados, o app poderá alertar, por exemplo, quando um usuário estiver se deslocando de uma área relativamente segura para uma área de risco, com altas taxas de contágio e ocupação de UTIs. Também será possível organizar sua carteira de vacinação digital e obter mais informações sobre as vacinas, período de imunização e mais.

Publicidade

O GHM foi lançado inicialmente na cidade de Araraquara (São Paulo), que está enfrentando um período difícil em relação à COVID-19: no fim da última semana, o município tinha 100% dos seus leitos de UTI e enfermaria ocupados, e já somava 162 mortes por conta do novo Coronavírus (sendo 46 somente neste mês de fevereiro). Agora, ele já pode ser baixado em todo o território brasileiro.

Vale lembrar que um dos recursos do app do Instituto Butantan (o de alertar possíveis contatos com pessoas infectadas) é bem parecido com a funcionalidade principal do aplicativo Coronavírus-SUS. Não há informações, entretanto, se o GHM também incorpora a API de alerta de exposição da Apple e do Google — é provável que não, pois da última vez que ouvimos algo sobre isso, a API era disponibilizada apenas às autoridades federais de saúde de um determinado país.

O Global Health Monitor já está disponível na App Store e no Google Play. Vale a pena fazer o download — cada iniciativa, afinal de contas, ajuda.

via B9

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Huawei Mate X2

Huawei lança novo dobrável, fone de ouvido com ANC e mais

Próximo Artigo
Medindo a oxigenação no sangue com o Apple Watch

Apple destaca recursos de saúde do Watch em novos comerciais

Posts Relacionados