O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

1Vibe
Daniel Ek

CEO do Spotify fala sobre versão HiFi e concorrência da Apple

A gigante sueca lançou sua mais nova investida no mundo da música e dos podcasts

Aficionados da música e/ou do mundo tecnológico certamente ouviram falar sobre os mais recentes anúncios do Spotify: uma versão HiFi do serviço, que promete entregar conteúdo com qualidade de CD e chegará até o fim deste ano em “mercados selecionados”.

Publicidade

O serviço também meteu de vez o pé na porta do mundo dos podcasts, anunciando uma produção exclusiva apresentada por ninguém menos que Barack Obama e Bruce Springsteen — intitulada “Renegades: Born in the USA”. Dois dos oito episódios já estão disponíveis, inclusive.

Pois hoje, o The Verge publicou uma entrevista com o CEO do Spotify, Daniel Ek, girando em torno das novidade anunciadas pela plataforma — mas também outros assuntos importantes relacionados à empresa sueca, como a concorrência com a Apple (e a Amazon) e o envolvimento do Spotify na luta antimonopolista.

A jornalista Ashley Carman perguntou, por exemplo, quais são os planos da companhia em relação ao Spotify HiFi — afinal de contas, a empresa anunciou que fará parcerias de hardware para lançar produtos específicos para o seu novo plano, mas concorrentes como a Apple e a Amazon já têm serviços de streaming dedicados e uma presença estabelecida no mundo do hardware. Sobre isso, Ek afirmou que a vantagem do Spotify é não estar ligado a nenhum ecossistema específico:

Publicidade

Eu estaria muito mais preocupado se os consumidores estivessem presos a um único ecossistema. Se fosse só uma Apple, ou um Google ou uma Amazon que “possuísse” o usuário por todo o seu ecossistema. Seria uma coisa muito preocupante, se verdadeira. Mas o que nós estamos descobrindo é que enquanto a Apple, por exemplo, é muito forte no mundo dos dispositivos móveis, a Amazon é muito forte nos seus lares, e muitos carros hoje em dia rodam sob a plataforma do Android Auto, que é do ecossistema do Google. E uma coisa sobre o Spotify é que ele roda bem em todas essas plataformas e nós acreditamos que somos o único serviço que tem relação com mais de 2.000 dispositivos — e nós funcionamos bem em todos eles.

Ek falou também sobre as preocupações da empresa com a coleta de dados dos usuários, reafirmando a posição do Spotify como uma companhia que apoia a privacidade e o uso responsável das informações pessoais dos consumidores — um dos pontos, aliás, em que a Apple concordaria com sua concorrente sueca.

Obviamente, tudo isso é muito importante para nós. Sendo uma companhia europeia como raízes na Europa, também, o GDPR (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma coisa muito grande por aqui, então nós levamos a privacidade do usuário muito, muito a sério. Obviamente é uma coisa sobre a qual nós pensamos constantemente, conforme vamos evoluindo nossos produtos que dependem de dados, tanto para os consumidores quanto para os parceiros de publicidade; acho que você verá que nós somos muito, muito cuidadosos sobre como usamos os dados dos nossos usuários em todos os aspectos que nós operamos nosso negócio.

A entrevista completa de Ek — que toca ainda em outros pontos interessantes, como a ascensão do Clubhouse, o pagamento justo de royalties a músicos e a explosão do podcast enquanto formato de mídia — pode ser lida aqui. Para quem se interessa pelo universo do audiovisual, é um prato cheio.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Bateria externa MagSafe da Anker

Anker apresenta bateria externa MagSafe para iPhones 12

Próximo Artigo
Total Cookie Protection do Firefox 86

Firefox 86 chega com "proteção total contra cookies" e PiP múltiplo

Posts Relacionados