O melhor pedaço da Maçã.

Últimas atualizações para OS X indicam que Snow Leopard não é mais suportado pela Apple [atualizado]

Snow Leopard

Em um artigo na Computerworld, Gregg Keizer criticou bastante a Apple com relação ao suporte de antigos produtos/sistemas (com foco no Snow Leopard).

Publicidade

Snow Leopard

Eis alguns trechos destacados por nós:

Na terça-feira [passada], a Apple deixou claro que não suportará mais o OS X 10.6, também conhecido como Snow Leopard, quando ela novamente se recusou a oferecer uma atualização de segurança para o sistema operacional de quatro anos e meio.

Apesar de a Apple ter lançado uma atualização para o Mavericks, ou OS X 10.9, bem como para os seus dois antecessores, o Mountain Lion (10.8) e Lion (10.7), ela não tinha nada para o Snow Leopard ou para os seus proprietários.

[…] Com a aposentadoria do Snow Leopard, um em cada cinco Macs estão executando um sistema operacional que poderia ser comprometido por causa de vulnerabilidades não corrigidas.

Ele só esqueceu de uma coisa simples: qualquer boa parte dos usuários do Snow Leopard podem migrar *gratuitamente* para o Mavericks, última versão do OS X que, obviamente, conta com todo o suporte da Maçã.

Publicidade

Mas Keizer tem razão em uma coisa: a Apple não costuma deixar claro quando um sistema operacional deixa de ser suportado oficialmente, e isso não é bom. Não custava nada avisar que, ao lançar o Mavericks, o Snow Leopard deixaria de ser suportado oficialmente, por exemplo.

A coisa se torna um pouco mais nebulosa pois o Snow Leopard ainda é comercializado em Apple Online Stores. Porém, existe um motivo claro para isso: a instalação do Mavericks (de novo: um sistema gratuito) exige minimamente o Snow Leopard (OS X 10.6.8) ou superior. Então, para quem ainda está no Leopard ou até mesmo no Tiger, é preciso primeiro migrar para o Snow Leopard para depois instalar o Mavericks.


Desculpe, app não encontrado.

Atualização · 28/02/2014 às 15:40

Peter Cohen, do iMore, trouxe o ingrediente final para essa história. De acordo com ele, a Apple ainda está oferecendo suporte para o Snow Leopard. Ela só não atualizou o sistema pois ele simplesmente não precisava, já que o bug de SSL/TLS não o afetava.

Na verdade, o gravíssimo bug de segurança só estava presente mesmo no Mavericks. Nem mesmo o Lion e o Mountain Lion precisavam dessa correção, mas receberam a atualização de segurança por outros motivos — tal informação pode ser encontrada neste artigo de suporte da Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica: confira o novo atalho para chamadas FaceTime no aplicativo Contatos do OS X 10.9.2

Próx. Post

Oferta: Realmac Software oferece o Clear para iOS de graça, por 24 horas [atualizado]

Posts Relacionados