O melhor pedaço da Maçã.

iBest volta atrás e proíbe promoções particulares de sites concorrentes no Prêmio

Prêmio iBestComo vocês puderam acompanhar aqui no BLOG, após decidirmos participar e promover nosso site legalmente dentro do concurso Prêmio iBest 2008, descobrimos que alguns sites estariam praticamente comprando votos, oferecendo prêmios em troca de votos.

Publicidade

Entre discussões e diversas trocas de emails com os organizadores do concurso, fomos informados de que a prática estava dentro do regulamento do concurso e, portanto, tais sites não poderiam ser penalizados pelos atos. Desta maneira, decidimos sair do concurso por não concordamos com a prática e considerarmos-na injusta e tendenciosa. Para piorar a situação, descobrimos que não poderíamos retirar o nome do MacMagazine do concurso.

Na tentativa de deixar a questão de lado, como diretor deste site resolvi ignorar a posição do iBest de não retirar o nosso nome do concurso — o que continua mantendo-nos entre os 10 sites mais votados da categoria Blogs – Tecnologia, segundo acabo de conferir —, até que hoje fui contatado pelo Lucas Dantas Loureiro, mais um representante do Prêmio iBest, para me informar de que eles haviam voltado atrás na decisão e modificado o regulamento.

Consta na página de notícias do Prêmio iBest 2008:

Publicidade

MENSAGEM IMPORTANTE

A todos os participantes.

O Prêmio iBest sempre foi pautado pela isonomia em sua votação. Todas as fases são acompanhadas por uma empresa de auditoria independente e os vencedores são realmente aqueles que mais receberam votos por parte dos Internautas.

Na nova edição, nós tivemos muitas novidades que acabaram por aumentar a lista de candidatos de forma considerável e assim, os concorrentes precisavam utilizar de outros meios para conseguir mais votos. Assim sendo, acabaram por criar promoções com sorteio de artigos em troca de indicações no Prêmio iBest, o que acabava por ser injusto com os demais participantes, que não poderiam oferecer nada, ou que possuíam internautas que votavam apenas por gostar do site, não em troca de nada.

Por isso, o Comitê Gestor do iBest decidiu abolir toda a forma de promoção que envolva sorteio de artigos, serviços, dinheiro e produtos criada pelos candidatos para angariar votos, estando todas proibidas a partir do dia 11 de fevereiro de 2008. Os que estiverem realizando essas promoções deverão removê-las até o dia 15 de fevereiro de 2008, podendo ter sua participação cancelada em caso de não cumprimento do item 16 do Regulamento, que já foi alterado e se encontra disponível no nosso site.

Estamos certos da compreensão de todos e que os votos sigam apontando os melhores sites do Brasil por livre e espontânea vontade do internauta.

Atenciosamente,
Equipe Prêmio iBest

Certo de que esta tomada de decisão pela organização do Prêmio foi resultado de indignações em massa por diversos sites participantes do concurso que também se sentiram prejudicados pela prática de promoções particulares em sites concorrentes, fico feliz de ter contribuído para tornar o concurso melhor e mais justo.

Porém, a resposta veio tarde e, de fato, eles agora não podem fazer nada com os benefícios já adquiridos pelos sites que realizaram promoções no intuito de angariar votos — e, com isso, dispararam no ranking público do Prêmio. Desta maneira, considero esta edição 2008 inválida para participação oficial do BLOG.MACMAGAZINE e, por mais que continuemos listados no concurso e concorrendo pelo Prêmio, não o apoiaremos oficialmente e nem estamparemos selos de voto no site, como havíamos feito anteriormente.

Agradeço mais uma vez a compreensão e o voto de todos os que escolheram este site como o melhor por livre e espontânea vontade. Quem sabe em 2009.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Welcome to Macintosh: vem aí um novo documentário sobre a Apple

Próx. Post

Apple é bem caridosa com os aluguéis de filmes na iTunes Store

Posts Relacionados