O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple quer melhorar Siri para pessoas com gagueira e outros distúrbios

Os engenheiros da Apple já publicaram um estudo sobre o assunto, inclusive
iPhone com a Siri
Foto de Miguel Tomás no Unsplash

No fim do ano passado, falamos aqui sobre o Voiceitt, uma tecnologia que se integra à Alexa para permitir que a assistente entenda com mais presteza pessoas com dificuldades na fala. Pois agora, uma ótima notícia relacionada: pelo visto, a Apple está pensando nessa parcela dos usuários — ou ao menos parte deles.

Publicidade

De acordo com o Wall Street Journal, a Apple está investigando formas de tornar a Siri mais compreensiva em relação a padrões de fala atípicos, melhorando assim o seu funcionamento para usuários com gagueira e outros distúrbios relacionados. Um dos estudos realizados pelos engenheiros da Maçã, inclusive, já está disponível online [PDF] para quem quiser lê-lo.

Segundo a reportagem, a empresa tem usado seu catálogo de podcasts para ajudar na pesquisa: um banco com mais de 28 mil clipes de áudio foi reunido pelos engenheiros da Apple, todos contendo pronúncias com gagueira e outros impedimentos de fala. A ideia é que, com o avanço das pesquisas, a equipe possa incorporar novas funcionalidades na Siri para que a assistente possa reconhecer esses distúrbios e funcionar de forma correta — sem interromper a captação de áudio no meio de uma frase, por exemplo.

A Apple já oferece um recurso de acessibilidade para isso: o “Toque para Falar”, o qual permite que você simplesmente segure o ícone da Siri para que os microfones do dispositivo permaneçam abertos para a Siri enquanto estiver sendo pressionado. Entretanto, apesar de útil, essa não é a solução ideal — o objetivo da Apple é tornar o uso da assistente tão natural para os usuários com distúrbios de fala quanto já é para as pessoas com pronúncias padrão, sem exigir que as elas interajam com o hardware para que seus comandos sejam devidamente “escutados”.

Publicidade

Obviamente, a coisa toda ainda está na fase da pesquisa e poderá levar algum tempo até que tenhamos uma melhoria prática na assistente. Ainda assim, uma ótima notícia — e tomara que a iniciativa seja expandida para outras dificuldades na fala. 😊

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
"Super Followers" no Twitter

Twitter permitirá que usuários cobrem por conteúdo exclusivo

Próximo Artigo
Jogo Sputnik Eyes

Promoções na App Store: Sputnik Eyes, PhotoPhix, Journey of a Roach e mais!

Posts Relacionados