O melhor pedaço da Maçã.

Leão 2021: programa para declaração do Imposto de Renda já está disponível [atualizado: adiado!]

Shutterstock.com
Leão

A partir de hoje, já está disponível para download no site da Receita Federal o programa para declaração do Imposto de Renda 2021 — em versões para macOS, Windows, Linux e multiplataforma.

Publicidade

Apesar de o programa já poder ser baixado e instalado, declarações só poderão ser enviadas a partir de 1º de março — e o prazo final é 30 de abril 31 de maio [ver atualização abaixo].

Aos que preferirem, o preenchimento da declaração também pode ser feito online, no portal e-CAC, ou por meio do app para iPhone e iPad:


Ícone do app Meu Imposto de Renda
Meu Imposto de Renda de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.0.0 (72 MB)
Requer o iOS 17.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de RendaScreenshot do app Meu Imposto de Renda

A declaração do IR é obrigatória para aqueles cuja renda tributável em 2020, que inclui salário e bônus empresariais, tenha sido superior a R$28.559,70 — bem como os que tiveram rendimentos isentos (como pagamento de dividendos de empresas ou de retorno de fundo imobiliário) que somem mais de R$40 mil.

Publicidade

Uma das novidades deste ano é que a Receita Federal incluiu, no IRPF, códigos específicos para a declaração de Bitcoin e outras criptomoedas. Portanto, fique atento a isso.

No ano passado, devido à pandemia, a Receita estendeu o prazo de entrega até o final de junho. Por ora, não há indicação de que isso se repetirá este ano.

A expectativa é de que sejam entregues 32,6 milhões de declarações.

Atualização12/04/2021 às 09:22

Tal como ocorreu em 2020, a Receita Federal anunciou hoje um adiamento no prazo final para entrega das declarações deste ano.

Publicidade

Em vez de 30 de abril, contribuintes terão agora até 31 de maio para fazê-lo.

Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

O ideal não é deixar para a última hora, claro. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como ver se você está compartilhando informações com outras pessoas [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Associação padroniza formato de mapas internos da Apple

Posts Relacionados