A partir de hoje, já está disponível para download no site da Receita Federal o programa para declaração do Imposto de Renda 2021 — em versões para macOS, Windows, Linux e multiplataforma.
Apesar de o programa já poder ser baixado e instalado, declarações só poderão ser enviadas a partir de 1º de março — e o prazo final é 30 de abril 31 de maio [ver atualização abaixo].
Aos que preferirem, o preenchimento da declaração também pode ser feito online, no portal e-CAC, ou por meio do app para iPhone e iPad:
A declaração do IR é obrigatória para aqueles cuja renda tributável em 2020, que inclui salário e bônus empresariais, tenha sido superior a R$28.559,70 — bem como os que tiveram rendimentos isentos (como pagamento de dividendos de empresas ou de retorno de fundo imobiliário) que somem mais de R$40 mil.
Uma das novidades deste ano é que a Receita Federal incluiu, no IRPF, códigos específicos para a declaração de Bitcoin e outras criptomoedas. Portanto, fique atento a isso.
No ano passado, devido à pandemia, a Receita estendeu o prazo de entrega até o final de junho. Por ora, não há indicação de que isso se repetirá este ano.
A expectativa é de que sejam entregues 32,6 milhões de declarações.
Atualização12/04/2021 às 09:22
Tal como ocorreu em 2020, a Receita Federal anunciou hoje um adiamento no prazo final para entrega das declarações deste ano.
Em vez de 30 de abril, contribuintes terão agora até 31 de maio para fazê-lo.
Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.
O ideal não é deixar para a última hora, claro. 😉