O melhor pedaço da Maçã.

O que é e como usar o Boot Camp (Windows no Mac)?

MacExpertGuide
Windows 10 no MacBook Pro

Muita gente não sabe, mas a Apple permite que você utilize tanto o macOS quanto o Windows em seus computadores. Isso pode ser especialmente útil caso você precise usar um software ou até mesmo um jogo que não seja compatível com o sistema operacional da Maçã.

Publicidade

Esse recurso se chama Boot Camp. Ele chegou em 2006, junto ao Mac OS X Leopard 10.5, e permite que você rode o sistema operacional da turma de Redmond em Macs com processador Intel — vale lembrar que, no caso de computadores com Apple Silicon, ainda não há uma maneira de usar o Boot Camp.

Por aqui, ensinaremos como você pode instalar a última grande versão do sistema da Microsoft (Windows 10) em Macs rodando o macOS Big Sur. Vamos lá?

Requisitos

Além de você necessariamente precisar de um Mac com processador Intel, o computador tem que ser um desses abaixo:

Publicidade
  • MacBook (2015 ou posterior)
  • MacBook Air (2012 ou posterior)
  • MacBook Pro (2012 ou posterior)
  • Mac mini (2012 ou posterior)
  • iMac (2012 ou posterior)
  • iMac Pro (todos os modelos)
  • Mac Pro (2013 ou posterior)

Você também precisa ter ao menos 64GB de espaço livre no Mac. Para checar quanto armazenamento livre você tem, na barra de menus clique no logo da Apple e, depois, em “Sobre Este Mac”. Vá então na aba “Armazenamento”.

A Apple salienta que, caso seu computador tenha 128GB ou mais de espaço livre, a experiência será melhor. Se você tiver um iMac Pro ou Mac Pro com 128GB de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório., o disco de inicialização precisará de, pelo menos, o mesmo espaço de armazenamento livre.

Instalando o Boot Camp

Você também precisará de uma imagem de disco (ISO) do Windows 10, que pode ser baixada no site da Microsoft — certifique-se de escolher a versão de 64 bits. Depois que o download estiver completo, abra o assistente de Boot Camp que já vem instalado no seu Mac — ele está localizado dentro da pasta Aplicativos/Utilitários.

Nesse processo, o computador deve achar a imagem de disco do Windows que você baixou previamente. Na próxima tela, arraste o controle para escolher quanto espaço de armazenamento da partição você deseja usar, em seguida digite a sua senha usada para desbloquear o computador e clique em “Instalar”.

Boot Camp rodando o Windows 10 no macOS Mojave

Depois que seu computador for reiniciado, você verá o assistente de instalação do Windows. Caso pergunte onde instalar o sistema operacional, escolha “BOOTCAMP”.

Publicidade

Não esqueça de desconectar qualquer dispositivo externo que esteja sendo usado. Depois, siga os passos para instalar corretamente o Windows 10 em seu computador. Em um certo momento, você deverá inserir uma chave de ativação do Windows — caso não tenha uma no momento, selecione “Não tenho uma chave”.

Alternando entre o macOS e o Windows 10

Para alternar entre os sistemas operacionais, você precisa reiniciar seu Mac e manter pressionada a tecla (Option) durante a inicialização do sistema.

Inicializando no macOS usando o Windows

Caso queira que o computador inicialize com o Windows 10, clique na flechinha localizada no lado direito da barra inferior do Windows e selecione “Reiniciar no macOS”.

Boot Camp

Outra opção é reiniciar o computador indo até o menu Iniciar. Depois, mantenha pressionada a tecla durante o processo de reinicialização do Mac. Quando ele ligar, selecione “Macintosh HD” entre as opções.

Inicializar no Windows usando o macOS

Para inicializar o computador rodando o Windows uma única vez, mantenha a tecla pressionada enquanto o computador é inicializado e escolha a partição Boot Camp.

Boot Camp

Para que ele sempre inicialize com o Windows, vá em Preferências do Sistema » Disco de Inicialização, clique no cadeado (localizado no canto inferior esquerdo) e digite a sua senha. Depois, basta clicar na partição do Boot Camp e reiniciar.


Bom uso do Windows em seu Mac!

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como usar uma senha de 6 dígitos (ou mais) no Apple Watch

Próx. Post

Como fazer downgrade ou cancelar a assinatura do iCloud

Posts Relacionados