O melhor pedaço da Maçã.

WidgetPod é um mostrador de músicas belíssimo e personalizável para a sua tela inicial

Mais um utilitário para os amantes da música e do design
WidgetPod

Desde o lançamento dos widgets para a tela inicial do iOS 14, diversos aplicativos dedicados à criação deles chegaram à App Store, os quais proporcionam um amplo arsenal de ferramentas para a livre criação e personalização desse recurso dentro das limitações impostas pela Apple.

Publicidade

Porém, nenhum app dessa categoria — ao menos que eu já tenha testado anteriormente — propõe uma experiência tão agradável quanto a do WidgetPod.

Compatível tanto com o Apple Music quanto com o Spotify, o utilitário — criado pelo mesmo desenvolvedor do Marvis Pro (um cliente de músicas alternativo para o Apple Music sobre o qual já comentamos aqui) — cumpre com excelência sua proposta de entregar uma experiência simples e objetiva para o usuário exibir, de uma forma visual (e muito atraente, diga-se), suas músicas em reprodução na tela inicial do iPhone.

O WidgetPod permite a personalização da experiência completa: tanto para os widgets quanto para a interface do aplicativo em si. Vamos, então, a cada uma delas.

Widgets

O design dos widgets segue, propositalmente, a linguagem de design do iOS. Até o momento, os widgets podem ser configurados em dois tamanhos (pequeno e médio) e sua personalização considera tanto o modo claro quanto escuro do sistema.

Publicidade

Por padrão, os widgets usam como estilo para o plano de fundo um degradê baseado na arte do álbum em reprodução, que leva um efeito de desfoque semelhante às transparências que a Apple gosta de aplicar a muitos elementos do sistema. O plano de fundo também pode ser personalizado com uma cor sólida a partir de uma paleta de cores supercompleta com conta-gotas, ajustes manuais e até mesmo com um código HEX.

Usuários podem escolher exibir a capa do álbum em reprodução nos formatos grande (que ocupa toda a interface do widget menor) e padrão (que ocupa metade da área do widget médio). Ainda para esse último, uma imagem adicional pode ser configurada para preencher o fundo, criando uma moldura para a arte do álbum que se estende por toda a lateral do widget.

É possível, também, esconder a arte de capa do álbum e deixar apenas os textos em exibição. Entre as opções de texto que podem ser mostradas, estão o título da canção, do álbum e o nome do artista, que também podem ser ocultas individualmente. A fonte dos textos pode levar qualquer opção de cor entre as definidas por padrão ou personalizadas de acordo com as preferências do usuário, tal como o tom de fundo do widget.

Publicidade

Além do estilo, é possível também personalizar a ação de toque no widget para abertura do app, abertura do player de música dentro do WidgetPod, redirecionamento para o app de streaming da música e reproduzir/pausar e avançar/retroceder. Também é possível mostrar ou ocultar os ícones do indicador do serviço de músicas que você utiliza (Apple Music ou Spotify) e os controles básicos de reprodução de áudio (próxima música, anterior e reproduzir/pausar).

Ao acionar qualquer botão de controle do conteúdo, um crash acontece na tela por conta de uma solução do próprio desenvolvedor, uma vez que a Apple não permite que os widgets sejam interativos para além de atalhos diretos para sessões do aplicativo. É uma boa solução, mas não tão elegante por causa das limitações de API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. do iOS.

Interface do aplicativo

A experiência fluída e intuitiva do WidgetPod é muito influenciada pelas diretrizes do iOS, o que nos apresenta uma interface bastante familiar desde o primeiro uso. Como se não bastassem todas as personalizações do widget, ainda é possível adaptar a aparência do aplicativo pelos temas claro e escuro do iOS e editar o tom da cor de todos os ícones e textos da interface.

Publicidade

Há também diversas opções de ícones alternativos do aplicativo com cores gradientes para agradar a quase todos.

Dica: o ícone padrão do WidgetPod combina bastante com o do MacMagazine! 😛

Em depoimento ao MacMagazine, Aditya Rajveer (desenvolvedor do app) afirmou que o suporte ao português (do Brasil) chegará em breve, junto a outras adições como um widget de tamanho maior.

O WidgetPod é gratuito na App Store e conta com uma compra única/vitalícia de meros R$10,90 para a versão Pro — que disponibiliza a personalização completa dos widgets (controles de playback, temas dinâmicos e mais), suporte ao Spotify, sincronização via iCloud, notificações de reprodução e ícones alternativos para o aplicativo.


Ícone do app WidgetPod
WidgetPod de Aditya Rajveer
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.1.4 (48.1 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bateria MagSafe para iPhones 12 teria “carregamento reverso”, segundo Prosser

Próx. Post

Promoções na App Store: Apollo, Easy Sum, Deluxe Moon HD e mais!

Posts Relacionados