Assim como o mercado de computadores, o segmento de smartphones está dando os primeiros sinais de recuperação após seis trimestres consecutivos de declínio, de acordo com novos dados mundiais referentes ao segundo trimestre deste ano.
Números divulgados pela Canalys, por exemplo, mostram que o mercado global de smartphones caiu 11% nos últimos três meses em relação ao mesmo período do ano passado.
Quanto às fabricantes, a Samsung manteve a liderança com 21% do mercado, enquanto a Apple ficou em segundo lugar, com 17% de market share — de modo que ambas praticamente mantiveram suas participações de mercado do segundo trimestre de 2022. O ranking conta, ainda, com a Xiaomi (13%), a OPPO (10%) e a vivo (8%).
Dados compartilhados pela Counterpoint Research mostram um cenário semelhante, de modo que a Samsung ficou em primeiro lugar com uma participação de mercado de 22%, enquanto a Apple se manteve em segundo lugar, novamente com 17% — mais uma vez seguida por Xiaomi (12%), OPPO (10%) e vivo (8%). No geral, todas as fabricantes viram quedas nas vendas, culminando numa retração de 8% do mercado.
Ambas as firmas concordaram que o segmento de smartphones premium continuou a crescer frente à queda geral (até mesmo amenizando-a), já que o consumidor está optando por uma “experiência superior”. De acordo com os dados, mais de um em cada cinco smartphones vendidos no último trimestre pertenciam a essa categoria.
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB
Preço parcelado: a partir de R$7.599,00 em até 12x
Cores: azul, roxo, amarelo, meia-noite, estelar ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.