O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa: enquanto Samsung vendeu 131 milhões de Galaxies, Apple vendeu 219 milhões de iPhones

iPhone original

Quando o iPhone foi lançado, em 2007, ele era sem dúvida nenhuma o smartphone mais inteligente e avançado do mundo. Isso deu uma ampla vantagem competitiva para a Apple, mesmo com Eric Schmidt (presidente do Google) — até então membro do conselho administrativo da Apple — espiando tudo que estava sendo feito no iOS (na época, iPhone OS) e passando as informações para sua empresa, que implementou grande parte disso no Android.

Publicidade

iPhone original

Demorou, mas a concorrência chegou e podemos dizer que a briga no mercado mobile hoje pode ser resumida em iOS vs. Android (ou Apple vs. Samsung). Enquanto a Apple abocanha boa parte dos lucros do mercado, a Samsung é a fabricante que mais vende aparelhos (smartphones e celulares “normais”, também conhecidos como feature phones) no mundo.

É inegável que a Samsung vem fazendo um bom trabalho e está deixando as outras fabricantes de Android (HTC, Motorola, LG, etc.) no chinelo. Aí, por isso, muitos começaram a afirmar que a sul-coreana também já deixou a Apple para trás, que o iPhone não é mais o mesmo e tudo isso que lemos todos os dias na imprensa e em comentários inflamados aqui mesmo no MacMagazine.

Publicidade

Antes de continuar, duas breves explicações: 1. diferentemente da Apple, a Samsung não anuncia trimestralmente a quantidade de aparelhos vendidos; 2. as estratégias de ambas são bem diferentes. Enquanto a firma de Cupertino concentra todos os seus esforços para lançar um único modelo de iPhone por ano, deixando os dois de gerações anteriores como opção de compra para o consumidor, a Samsung trabalha com algumas dezenas de opções — no site brasileiro dela estão listados 98 dispositivos (sendo 38 smartphones); no americano, são 152 gadgets no total!

Recentemente, porém, a Samsung comunicou que vendeu mais de 100 milhões de aparelhos da linha Galaxy, sendo 40 milhões do Galaxy S III. É muito, sem dúvida nenhuma! Para completar, não tem muito tempo o WSJ.com corroborou uma notícia do site japonês Nikkei afirmando que a Apple teria reduzido os pedidos de componentes para a fabricação de iPhones 5 pela metade, devido à baixa demanda.

Gráfico Apple vs. Samsung: venda de iPhones vs. Galaxies

O analista Tavis McCourt, da Raymond James, comparou então as vendas da linha Galaxy (S I, S II, S III, Note I e Note II — os smartphones mais famosos da Samsung) com as de iPhones (4, 4S e 5), de setembro de 2010 a dezembro de 2012. O que vemos no gráfico acima é que, nesse período, a Samsung vendeu 131 milhões de aparelhos, enquanto a Apple vendeu 219 milhões!

Gráfico Apple vs. Samsung: venda de iPhones vs. Galaxies

Analisando individualmente os aparelhos, vemos que o iPhone 5 já ultrapassou os 40 milhões de aparelhos vendidos, mesmo número do S III. Lembrando que o telefone da Samsung chegou ao mercado europeu em maio de 2012 — e no americano em junho; já o iPhone 5 foi lançado em setembro passado. Foram mais de 90 milhões de iPhone 4S vendidos desde setembro de 2011, mais do que boa parte dos aparelhos da Samsung, juntos!

Publicidade

O intuito deste artigo não é menosprezar os números da Samsung ou dizer que o feito dela não foi incrível, até porque isso não seria verdade — basta comparar os números dela com qualquer outra fabricante de Android. Ela ganha de lavada!

Publicidade

O mercado mobile é altamente volátil e não tem como prevermos como ele estará daqui a 12, 24, 36 meses. Mas é inegável que, mesmo com liderança do Android em boa parte do mercado mundial, o iPhone ainda é, de longe, o aparelho mais vendido e mais desejado. Os números estão aí para comprovar e para acabar com possíveis discussões sobre isso.

[via CNET News, BGR]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instalicious é um novo app para acompanhar o Instagram no Mac

Próx. Post

Enquanto o Android tem maior participação de mercado, o iOS ganha em todos os outros quesitos

Posts Relacionados