O iPhone 12 mini pode ter algumas especificações que o diminuem (sem trocadilhos) perante seus irmãos maiores, mas em alguns quesitos esse modelo definitivamente não fica para trás.
Nesta semana, o DXOMARK divulgou os resultados dos testes de áudio com o modelo de 5,4 polegadas — o qual compartilha alguns recursos de áudio com o iPhone 12 (de 6,1 polegadas), mas com uma diferença: o posicionamento dos alto-falantes.
O iPhone 12 tem dois alto-falantes frontais, enquanto o 12 mini tem um alto-falante central e um inferior direito. Ambos, no entanto, possuem dois microfones para redução de ruído e tecnologia Dolby Atmos, além de oferecerem suporte ao recurso de zoom de áudio que pode ser usado durante filmagens de vídeos.
Sem mais delongas, vamos à avaliação do DXOMARK.
Vantagens
Em se tratando de reprodução, o iPhone 12 mini tem “bom desempenho de timbre” e, como a maioria dos outros modelos recentes, o “desempenho espacial” também é forte — com excelente equilíbrio e percepção de distância.
O 12 mini também se saiu muito bem como um dispositivo de gravação, colocando-o entre os melhores da categoria. Além de uma excelente dinâmica, o instrumentos de áudio de voz estão bem preservados, segundo a avaliação.
Desvantagens
Segundo o DXOMARK, a falta de graves e médios “prejudica o equilíbrio tonal” do iPhone 12 mini. Eles também perceberam algumas distorções de graves, embora a precisão geral tenha sido satisfatória.
Como todos os iPhones, a “cena de áudio” não muda independentemente do uso do dispositivo na vertical ou na horizontal, o que tem um impacto em seu desempenho de amplitude.
Além disso, os microfones podem ser facilmente obstruídos durante gravações. Nesse sentido, os testes mostraram vários tipos de artefatos, especialmente compressão e limitação que induzem fortes efeitos ao gravar conteúdo alto (como músicas em um show).
Conclusão
Com 73 pontos na avaliação geral, o iPhone 12 mini empata com o modelo de 6,1 polegadas.
Ambos estão no Top 10 dos testes de áudio, apenas três pontos abaixo do Asus ROG Phone 5 (79) e um ponto abaixo do iPhone 12 Pro Max (74).
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.