Após anunciar o recurso de mensagens temporárias em novembro e liberar a opção no Brasil em dezembro, o WhatsApp poderá adicionar uma pequena (mas bem solicitada) mudança à ferramenta.
Atualmente, o único prazo para que as mensagens temporárias sumam é de sete dias — e muitos usuários acham isso tempo demais. Atendendo a essas reclamações, o serviço poderá adicionar um novo prazo, mais curto, para as mensagens serem apagadas automaticamente. De acordo com o WABetaInfo, esse prazo poderá ser de 24 horas.
Além do fato de a opção estar em fase de testes, não se sabe se o WhatsApp adicionará o prazo de 24 horas como uma nova opção — além da atual, de uma semana — ou se o mensageiro apenas reduzirá o prazo existente.
Fotos temporárias
Semelhantemente ao recurso acima, o WABetaInfo também informou recentemente que o WhatsApp está testando um recurso de fotos temporárias.
Contudo, diferentemente do recurso anterior, a imagem pode sumir logo após ter sido aberta, muito semelhante ao que o Instagram já disponibiliza para conversas privadas.
Segundo as informações, as imagens temporárias não podem (obviamente) ser exportadas do WhatsApp — porém, a empresa não teria adicionado a opção de detectar quando alguém faz uma captura de tela.
Segundo o WABetaInfo, a opção estará disponível em uma “futura atualização” para iOS e Android.
Backups criptografados
Por fim, o WhatsApp está trabalhando para aumentar a segurança dos backups de conversas com um novo recurso de proteção por senha que criptografa os conteúdos salvos na nuvem, como também divulgado pelo WABetaInfo.
Segundo o site, os dados de conversas já são criptografados atualmente, exceto as mídias — mas o algoritmo é reversível e não é criptografado de ponta a ponta.
Para sanar esses problemas, será possível definir uma senha (além do PIN usado para a verificação em duas etapas) ao realizar o backup das suas conversas, a qual será solicitada na tentativa de restauração.