O melhor pedaço da Maçã.

Apple usará números de série aleatórios para produtos em breve

A mudança será implementada “no início de 2021”, mas apenas em novos produtos
Número de série no macOS

Já há muito tempo, a Apple utiliza um modelo bem conhecido para atribuir números de série (ou serial numbers, como queira) aos seus produtos: os primeiros caracteres indicam o local de fabricação do aparelho, enquanto os do meio indicam o ano e a semana da fabricação. Os caracteres finais, conhecidos como “código de configuração”, definem algumas características extras, como modelo, cor e capacidade de armazenamento.

Publicidade

Isso, entretanto, deverá mudar em breve: um email distribuído hoje entre agentes e funcionários do AppleCare, obtido pelo MacRumors, indicou que a Apple passará a adotar números de série completamente aleatórios — que não indicarão, portanto, nenhuma informação em seus caracteres. Nós já tínhamos falado sobre o assunto há cerca de um ano, mas a mudança aparentemente foi adiada; agora sim, ela está chegando.

Os códigos terão, inicialmente, 10 caracteres e passarão a ser implementados “no início de 2021”, mas apenas em novos produtos — todos os aparelhos já existentes da empresa manterão o esquema atual até o fim dos seus ciclos. A mudança também não afetará os números IMEI1International mobile equipment identity, ou identificação internacional de equipamento móvel. de aparelhos com conectividade celular, como os iPhones, iPads e Apple Watches.

A Apple não indicou o motivo da mudança, mas é provável que ela chegue — entre outros fatores — para aumentar a segurança dos usuários e da própria empresa, já que códigos completamente aleatórios são mais difíceis de se decifrar (ou gerar) do que números de série gerados de forma sequencial. Com isso, dificulta-se o trabalho dos falsificadores e de outros malfeitores da área.

De qualquer forma, a ferramenta da Apple para checar números de série não deverá ser afetada — os clientes da empresa, portanto, continuarão podendo checar informações como garantia e oferta de serviços normalmente.

Notas de rodapé

  • 1
    International mobile equipment identity, ou identificação internacional de equipamento móvel.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirPods Max ganham sua primeira atualização de firmware

Próx. Post

Patente da Apple descreve telas dobráveis que se aquecem para evitar rachaduras

Posts Relacionados