Lá se vai quase um ano que o analista Ming-Chi Kuo, da TF Internacional Securities, afirmou que os iPhones de 2022 ganhariam uma lente teleobjetiva periscópio.
Em novembro passado, ouvimos que quem poderá fornecer esse componente para a Apple é a Samsung — recentemente, até surgiu uma nova patente relacionada da Apple.
Bem, a coisa parece estar de fato a caminho para proporcionar um nível de zoom óptico bem superior para os iPhones. Só que, segundo uma nota enviada hoje por Kuo a investidores, a estimativa atual é que os primeiros modelos com uma lente periscópio só cheguem em 2023.
Atualmente, o maior zoom óptico que temos em iPhones é o do 12 Pro Max, de 2,5x. Aparelhos Android concorrentes têm teleobjetivas variadas, às vezes de 3x, 5x ou até 10x — o que, combinadas a um zoom digital, podem ampliar a imagem até 100x (ainda que com grande perda de qualidade).
Melhorias nas câmeras em 2021 e 22
Apesar desse suposto (e nada confirmado) “adiamento” das lentes periscópio em iPhones, ainda são previstas tanto para 2021 quanto para 2022 ótimas melhorias no sistema de câmeras dos aparelhos, incluindo a adoção de sete elementos em todas as lentes tal como temos hoje na grande-angular (principal câmera).
Além disso, Kuo citou na nota de hoje que a Apple estaria trabalhando para o ano que vem em um design “unibody” para as próximas câmeras, combinando o motor da bobina da câmera com todo o conjunto de lentes — e, assim, economizando espaço interno ao mesmo tempo em que aumentaria a durabilidade delas.
Cobertura de plástico no Face ID
Ainda na mesma nota para investidores, Kuo afirmou que a Apple neste ano substituirá a cobertura de vidro do Face ID por uma de plástico — graças a supostas novas tecnologias melhoradas referentes à sua cobertura.
Os motivos dessa troca não são tão claros, mas podem ser uma combinação de redução de custos com maior durabilidade.
via MacRumors