O melhor pedaço da Maçã.
TechEBlog
Conceito de iPhone dobrável

Patente da Apple descreve telas dobráveis que se aquecem para evitar rachaduras

Seria esse um recurso do famigerado iPhone dobrável?

O prospecto do iPhone dobrável, ainda que longínquo, está mais vivo do que nunca — e os rumores agora concentram-se nas formas como a Apple lidará justamente com a parte fundamental do aparelho: a sua tela. Já falamos de patentes que indicam a busca da Maçã por um componente mais resistente a fissuras e, agora, um novo registro foi encontrado para fortalecer essa tese.

Publicidade

O AppleInsider trouxe à tona recentemente a patente 10.943.529, registrada pela Apple em dezembro de 2017(!) e concedida à empresa esta semana pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO). A ideia, aqui, é basicamente usar o calor como uma forma de evitar rachaduras e fissuras na tela dobrável — ou, mais especificamente, na porção da tela que de fato se dobra e desdobra.

Explico: mesmo em telas de plástico flexível, os materiais que revestem os display podem ser suscetíveis a rachaduras, especialmente por conta do enrijecimento causado por temperaturas mais frias. A patente da Apple usaria elementos de calor para aquecer os materiais e torná-los mais flexíveis, aumentando a durabilidade do produto.

Na ideia dos engenheiros da empresa, o aparelho dobrável teria sensores que detectariam a sua temperatura interna — no caso de a temperatura estar abaixo de um limite considerado seguro, o aparelho enviaria uma notificação ao usuário (sonora ou numa possível tela externa) indicando esse perigo e uma fechadura poderia impedir a abertura do aparelho até que os elementos de calor cumprissem seu papel de aquecer a tela.

Patente de elementos de calor em iPhone dobrável

Os elementos de calor poderiam ser componentes novos e específicos, posicionados próximos às partes dobráveis da tela, ou mesmo os próprios pixels do display — afinal de contas, um ponto emissor de luz emite, também, calor.

Obviamente, como sempre destacamos, uma patente é apenas uma patente — pode ser que a Apple nunca empregue uma tecnologia do tipo (ou mesmo escolha um direcionamento completamente diferente para o iPhone dobrável). Ainda assim, é sempre interessante ver os desafios que os engenheiros da Maçã estão tentando superar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple usará números de série aleatórios para produtos em breve

Próx. Post

Stories do Instagram ganharão sticker de legenda automática

Posts Relacionados