O melhor pedaço da Maçã.

Chrome passará a ter atualizações mensais; Google facilita testes

Uma frequência ainda maior para acompanhar o ritmo alucinante da web
Google Chrome

Desde que o mundo é mundo (ou melhor, desde o seu lançamento, há mais de dez anos), o Chrome é atualizado num ritmo constante, a cada seis semanas. Isto é: a cada mês e meio, o Google lança uma nova versão do navegador, algumas delas com grandes novidades e outras mais modestas, apenas com correções de segurança.

Publicidade

Isso, entretanto, está para mudar: a própria equipe de desenvolvimento do Chrome anunciou que, a partir da versão 94 do navegador (prevista para chegar no terceiro trimestre deste ano), o ciclo de atualizações ficará ainda mais estreito, com updates a cada quatro semanas — mesma movimentação adotada pela Mozilla com o Firefox em 2019, aliás.

A ideia, claro, é acompanhar os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos encontrados no vasto e assustador mundo da internet: as atualizações mais frequentes poderão incorporar novas tecnologias, ajustar pontas soltas e trazer correções de segurança mais rapidamente, dando mais confiabilidade e estabilidade aos usuários.

Por outro lado, o Google oferecerá também uma nova opção do Chrome, chamada Extended Stable, que aumentará essa janela de atualizações para oito semanas — ideal para cenários empresariais, que precisam de um ritmo um pouco mais calmo para administrar (e atualizar) o navegador em milhares de dispositivos.

Recursos experimentais

Se quatro semanas ainda não são suficientes e você precisa acessar os recursos experimentais do Chrome, o jeito é recorrer às versões de teste do navegador — a Beta (que é a mais “estável” das três) a Dev (que é a intermediária) e a Canary (mais experimental e instável de todas, tipo alpha, com novidades quase todos os dias).

Publicidade

Pois em breve, as três versões de teste do navegador ganharão um botão para tornar o acesso aos novos recursos ainda mais fácil. O menu Experimentos, acessível na barra de ferramentas do navegador, mostrará uma lista resumida dos recursos adicionados recentemente aos builds; você poderá habilitar ou desabilitar qualquer uma delas e, da própria tela, clicar numa opção para enviar feedbacks ao Google.

O desenvolvedor Alex Ainslie, chefe de design do Chrome, mostrou o recurso em funcionamento:

O menu Experimentos já está disponível no Chrome Canary; em breve ele chegará ao Dev e ao Beta. Bem legal, não?

via Bleeping Computer

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 12 Pro de 256GB com 21% de desconto!

Próx. Post

Conceito: “iPhone 4 2022” seria um sonho de ergonomia

Posts Relacionados