O melhor pedaço da Maçã.
BongkarnGraphic / Shutterstock.com
Busca do Google em iPhone

Austrália analisará impacto do Google como buscador padrão da Apple

A Comissão de Concorrência e Consumidores da Austrália (Australian Competition and Consumer Commission, ou ACCC) está analisando a necessidade de uma possível investigação sobre mecanismos de busca pré-instalados em dispositivos móveis — a exemplo do fato de o Google vir definido como buscador padrão em dispositivos da Apple, como iPhones e iPads.

Publicidade

Embora usuários possam alterar o mecanismo de busca para outros provedores além do Google, o fato de ele ser escolhido preliminarmente como opção padrão “aumenta a probabilidade de consumidores e empresas continuarem com essa alternativa”, segundo o presidente da ACCC, Rod Sims.

Sabemos que, em geral, definir uma opção padrão aumenta substancialmente a probabilidade de os consumidores e as empresas manterem essa opção. Isso pode reduzir a concorrência e a escolha do consumidor na oferta desses serviços.

Inicialmente, a agência busca entender como essas pré-definições afetam a escolha do consumidor, a liberdade e a concorrência. Na Austrália, o Safari é o navegador mais usado em smartphones e tablets (cerca de 51%). Em seguida, vem o Chrome (39%), o Samsung Internet (7%) e o Firefox, com menos de 1%.

Os números mudam em desktops, com o Chrome sendo o navegador mais usado (62%), seguido por Safari (18%), Edge (9%) e Firefox (6%).

Publicidade

A agência não lançou formalmente uma investigação sobre a situação. No entanto, ela está solicitando um posicionamento de consumidores e do mercado em geral para entender o impacto disso na prática. Vale notar que a ACCC já está investigando as políticas da App Store e do Google Play, assim como vários outros países.

via ZDNet

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Wistron retoma produção em fábrica na Índia alvo de protestos

Próx. Post

Twitter comenta taxa da Apple com anúncio do “Super Follow”

Posts Relacionados