O melhor pedaço da Maçã.

Produção do “Apple Car” poderá acabar nas mãos da Foxconn

A Magna também é outra grande candidata
Superinteressante
Conceito do "Apple Car"

Embora os rumores sobre o “Apple Car” datarem de anos atrás, foi só nos últimos meses que eles ganharam tração. Como cobrimos, a Apple estaria em busca de uma montadora de veículos para dar forma ao seu projeto, mas muitos deles foram por água abaixo ou não avançaram — segundo diversas especulações, é claro.

Publicidade

Dada a dificuldade para firmar um acordo com algumas das maiores montadoras do mundo — a exemplo da Hyundai/Kia, da Nissan, da Mercedes-Benz, entre outras —, o conhecido repórter da Bloomberg, Mark Gurman, disse hoje que a Apple poderá ter que seguir o seu típico esquema de fabricação de produtos (como iPhones) no caso do “Apple Car”.

A Apple tem uma abordagem testada e comprovada para o lançamento de novos produtos: a empresa os projeta internamente, obtém seus próprios componentes e trabalha com uma fabricante terceirizada para montá-los para venda.

Nesse cenário, a Apple desenvolveria o sistema, o design (interno e externo) e a tecnologia de bordo do veículo em Cupertino, deixando apenas a montagem final para uma parceira especializada apenas nisso — e não também em design ou venda, como as fabricantes citadas acima.

De acordo com especialistas do setor, é por isso que a Apple está mais propensa a escolher uma empresa como a Foxconn, que já tem um relacionamento com a Maçã. A Foxconn é a principal montadora de iPhones; ela lançou recentemente um chassi de veículo elétrico e uma plataforma para ajudar fabricantes de automóveis a lançar modelos no mercado com mais rapidez.

Publicidade

Como também já especulado anteriormente, a montadora Magna é outra grande candidata para o projeto. Segundo Gurman, a Apple estava conversando com a empresa sobre a produção de um veículos quando começou a se aprofundar na possibilidade de desenvolver um veículo elétrico — isso há cerca de cinco anos.

Por fim, Gurman também observou que uma lista de oportunidades divulgadas pela Apple sugere que a companhia pode estar de olho em criar sua própria linha de produção do “Apple Car”.

Entretanto, fábricas geralmente são negócios com margens de lucro muito baixas. A Tesla, por exemplo, perdeu bilhões de dólares administrando suas próprias fábricas e só recentemente começou a gerar lucro. No ano passado, a empresa registrou um saldo positivo de quase US$700 milhões — comparativamente, a Apple gerou mais de US$60 bilhões no mesmo período.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Linha “iPhone 13” terá baterias maiores, diz Kuo

Próx. Post

Twitter Spaces será disponibilizado para todos em abril

Posts Relacionados