O melhor pedaço da Maçã.

Photoshop roda 50% mais rápido em Macs M1

E este é só o começo, segundo a Adobe
Photoshop no macOS Big Sur

Fotógrafos, designers e todos os outros profissionais do mundo das artes digitais celebraram a chegada do Photoshop 22.3 para macOS, a primeira versão do lendário editor a incorporar suporte nativo ao Apple Silicon. Acontece que a atualização não trata apenas de adaptar o software à nova arquitetura dos Macs — ela é também uma baita otimização, graças aos poderes do M1.

Publicidade

Em entrevista à Computerworld, o gerente de produto do Photoshop, Mark Dahm, afirmou que a Adobe fez testes e obteve resultados impressionantes: segundo o executivo, o software roda 50% mais rápido no M1 se comparado a MacBooks de 2019, com processadores Intel e configurações semelhantes.

Dahm afirmou também que toda a transição do Photoshop para o Apple Silicon foi pensada para ser a mais suave possível e, ao mesmo tempo, proporcionar aos usuários do software o máximo em ganhos de performance. O executivo elogiou a camada de compatibilização Rosetta 2 e as ferramentas disponibilizadas pela Apple para tornar apps nativos à nova arquitetura — além de lembrar que o Photoshop já passou por outra transição no mundo dos Macs (a do PowerPC para a Intel).

Segundo Dahm, a transposição do Photoshop e (quase) todos os seus recursos para o M1 foi possível especialmente por conta da parceria da Adobe com a Apple — sugerindo que a Maçã teve um dedo no processo de adaptar algumas das ferramentas mais complexas do software, como o Preenchimento Sensível ao Conteúdo (Content-Aware Fill), o Pincel de Recuperação (Healing Brush) e a recém-chegada Substituição do Céu.

Publicidade

Quando perguntado se o processo de adaptar aplicativos para o Apple Silicon vale a pena, o executivo deixou um conselho para a comunidade de desenvolvedores:

Recompilar um software grande para o Apple Silicon requer investimento dos desenvolvedores. Entretanto, como nós mostramos no caso do Photoshop, o processo pode resultar em melhorias significativas de performance para o usuário. Além disso, conforme mais consumidores vão comprando máquinas com Apple Silicon, mais gente espera que seus apps rodem nativamente no hardware mais recente para tirar todo o proveito das suas novas máquinas. […] Essas ótimas melhorias de performance são apenas o começo e nós continuaremos trabalhando junto à Apple para otimizar a performance ainda mais com o tempo.

Por fim, Dahm afirmou que, além dos produtos da Adobe já adaptados para o M1 — tanto os oficiais (como o Photoshop e o Lightroom) quanto aqueles ainda em beta (como o Premiere Pro e o Audition) —, outros softwares da empresa deverão entrar para a turma ainda este ano. Que bom, então!

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vazam imagens dos supostos AirPods de 3ª geração

Próx. Post

Aplicativo do YouTube para Apple TV ganha boa atualização

Posts Relacionados