O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Shutterstock.com
Bandeira da Rússia

iPhones terão apps pré-instalados aprovados pelo governo russo

Na Rússia, a partir de 1º de abril, a Apple passará a oferecer aplicativos aprovados pelo governo de forma pré-instalada em iPhones e iPads a fim de cumprir a legislação local; posteriormente, isso acontecerá até mesmo em Macs. As informações são do Vedomosti [Google Tradutor].

Publicidade

As novas exigências fazem parte de uma emenda a uma lei existente; mais precisamente, o governo russo exigirá a instalação de softwares específicos em todos os dispositivos vendidos no país — incluindo smartphones, tablets, laptops, desktops e smart TVs.

Nesse sentido, usuários de iPhones e iPads verão uma nova tela durante a configuração inicial dos dispositivos que apresentará sugestões de apps — incluindo navegadores, antivírus, mensageiros, clientes de email, entre outros.

A instalação desses apps, por outro lado, não será obrigatória — ou seja, usuários poderão desmarcar (individualmente) os softwares que não quiserem instalar. Eles também poderão ser apagados após a conclusão da configuração, assim como qualquer outro aplicativo de terceiros baixado pela App Store.

Publicidade

Assim assim, isso é algo bem relevante. Como sabemos, a Maçã geralmente impede que operadoras, empresas e até governos tenham qualquer influência sobre a experiência dos seus produtos.

O Ministério de Assuntos Digitais da Rússia garante que não busca “criar uma posição dominante” com a medida:

O Ministério não está interessado no fato de os programas incluídos na lista de pré-instalação obrigatória ocuparem uma posição dominante. Se houver ofertas alternativas de interesse de usuários ou com rápido ganho de popularidade no mercado, elas serão incluídas nessa coleção e também serão oferecidas para pré-instalação.

Em 2019, a Apple alertou que esta nova lei abriria seus dispositivos a possíveis riscos “equivalentes ao jailbreak. Veremos no que isso dará.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Mulher com iPhone 12 Pro Max na mão

Procon-SP proíbe telemarketing por WhatsApp e SMS

Próximo Artigo
Google Nest Hub 2

Novo Nest Hub do Google detecta movimento para rastrear sono

Posts Relacionados