O melhor pedaço da Maçã.

Projeto malicioso do Xcode ataca desenvolvedores no macOS

O malware se disfarça de um projeto de código aberto para animar barras de menu no iOS
MacBook Pro de 16 polegadas
MacBook Pro com Xcode na tela

Já sabemos que a descoberta de malwares para macOS atingiu um pico deveras vertiginoso em 2020 e que, em 2021, as ameaças continuam surgindo. Uma das mais recentes, descoberta pelo SentinelLabs, tem uma particularidade: ela visa desenvolvedores que trabalham na plataforma da Maçã.

Publicidade

A equipe de pesquisadores descobriu o malware, batizado de XcodeSpy, num projeto infectado do Xcode (o ambiente de desenvolvimento para o ecossistema da Maçã). A ameaça é baseada na backdoor EggShell, já detalhada anteriormente, e consiste num cavalo de Troia (ou Trojan) que se passa por um projeto legítimo e de código aberto do Xcode.

O projeto finge trazer ferramentas e recursos que permitirão aos desenvolvedores criar barras de menus no iOS que são automaticamente animadas de acordo com a interação dos usuários. Os detalhes técnicos do malware podem ser lidos no artigo do SentinelLabs, mas basicamente a ameaça se instala no computador da vítima com o recurso “Run Script” do Xcode; uma vez feita a infecção, o invasor pode gravar informações do teclado, do microfone e da câmera da vítima.

O mais preocupante é que, segundo os pesquisadores, a ameaça já foi utilizada no mundo real: os cientistas descobriram duas variantes do malware e encontraram, inclusive, um caso de infecção dentro de uma grande empresa dos Estados Unidos. Eles acreditam que a campanha de disseminação do malware tenha ocorrido entre julho e outubro do ano passado, mas é possível que ainda haja pacotes infectados sendo distribuídos.

Publicidade

Na seção “Detection and Migration” do artigo do SentinelLabs, os pesquisadores detalham os procedimentos a serem realizados por desenvolvedores para descobrir se suas máquinas foram infectadas e, caso positivo, expurgar a ameaça o quanto antes. Fiquem espertos, portanto.

via Bleeping Computer

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter testa reprodução automática de vídeos do YouTube no iOS

Próx. Post

Apple teria enganado leakers sobre evento em março (ou não)

Posts Relacionados