Após proibir a troca de mensagens privadas entre perfis de usuários maiores e menores de idade que não sigam uns ao outros, o Instagram deverá, em breve, apresentar uma nova versão da sua plataforma voltada especificamente para crianças, como divulgado pelo BuzzFeed News.
Segundo as informações, o vice-presidente de produtos do Instagram, Vishal Shah, confirmou que uma versão da plataforma para crianças menores de 13 anos está em desenvolvimento. A empresa também está criando mais recursos de privacidade para “garantir a experiência mais segura possível para adolescentes”.
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, comentou a empreitada e falou que as crianças “estão perguntando cada vez mais aos pais se podem usar aplicativos que os ajudem a manter o contato com os amigos”. Segundo Mosseri, mais informações serão divulgadas em breve.
Kids are increasingly asking their parents if they can join apps that help them keep up with their friends. A version of Instagram where parents have control, like we did w/ Messenger Kids, is something we’re exploring. We’ll share more down the road.
— Adam Mosseri 😷 (@mosseri) March 18, 2021
Atualmente, menores de 13 anos estão totalmente proibidos de usar o Instagram — há até uma página de suporte dedicada para relatar perfis de crianças menores de 13 anos registradas na plataforma.
No entanto, embora o Facebook veja uma oportunidade de alcançar esse público, não se sabe ainda como eles se beneficiarão desses usuários, já que vários países têm leis que proíbem a segmentação de anúncios para crianças — sem mencionar outras leis que proíbem empresas de hospedar conteúdo de usuários menores de 13 anos.
Veremos como tudo isso será implementado.